Joe Belfiore usando a camiseta: mensagens em código binário foram decifradas (Reprodução de EXAME.com)
Victor Caputo
Publicado em 6 de maio de 2015 às 17h01.
São Paulo – No ano passado a Microsoft anunciou que irá lançar em 2015 o Windows 10. Ele é o sucessor do Windows 8. Não é difícil ver o problema aqui – principalmente para quem aposta na racionalidade (como engenheiros) ou para quem tem algum nível de TOC.
Na semana passada, a empresa fez uma grande apresentação para abrir a conferência Microsoft Build, o evento para desenvolvedores. Durante a abertura, uma das pessoas que esteve no palco foi Joe Belfiore.
Ele estava usando uma camiseta que tinha como desenho o logo do Windows. Algumas pessoas perceberam que o desenho era formado por números 0 e 1. Ou seja, era um código binário.
O desenvolvedor Kévin Gosse foi capaz de copiar todo o conteúdo e desvendar qual era a mensagem que estava escrita. No final as contas, eram quatro frases diferentes – cada uma em um dos quartos do desenho. Uma delas falava sobre o Windows 10.
Veja as mensagens a seguir.
1. “Existem 10 tipos de pessoas no mundo”
Explicação: A frase é uma piada comum entre pessoas que sabem código binário. A graça é que a combinação “1,0”, em binário, significa o número dois.
No final das contas, a brincadeira é que existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que entendem código binário e aquelas que não entendem.
2. “Windows 10, porque o sete comeu o nove”
Explicação: O texto original é “Windows 10, because 7 8 9”. Ao falar a frase em voz alta, em inglês, a sonoridade fica próxima de dizer que o Windows será 10, porque o sete comeu o nove.
A brincadeira é comum entre crianças. Belfiore achou que seria divertido usar o jogo de sons como explicação para a grande dúvida de por que o Windows 9 nunca existiu.
3. “Parabéns por ser um dos primeiros”
4. “Windows Insiders nos ajudam a desenvolver o futuro. Fale com a gente @Windows”
O Windows Insider é um programa da Microsoft para avaliação de produtos em desenvolvimento. Participando do Windows Insider, usuários podem usar o Windows 10 antes e enviar opiniões e comentários sobre o sistema para a Microsoft.
Por último está o nome da conta da empresa dentro do Twitter: @Windows.