Tecnologia

Microsoft expande Windows Update para atualizar apps de terceiros

Nova plataforma de orquestração promete facilitar atualizações automáticas de apps e drivers, com foco inicial em empresas, mas aberta a todos

Integrar as atualizações é um passo lógico, mas resta saber se grandes desenvolvedores adotarão a novidade (Microsoft/Reprodução)

Integrar as atualizações é um passo lógico, mas resta saber se grandes desenvolvedores adotarão a novidade (Microsoft/Reprodução)

Publicado em 29 de maio de 2025 às 11h05.

A Microsoft está ampliando o Windows Update para suportar a atualização de qualquer app desenvolvido por terceiros. A nova plataforma de orquestração permitirá, no futuro, que apps e drivers sejam atualizados junto com o sistema operacional da empresa, portanto, com programação conforme a atividade do usuário ou o status da bateria.

Inicialmente, o foco é para apps corporativos, mas a plataforma estará disponível para qualquer app ou ferramenta de gestão. Atualmente, a maioria deles é atualizada de forma independente, usando mecanismos próprios dos desenvolvedores, que já podem se inscrever para uma versão privada de testes.

Hoje, o Windows Update é usado principalmente para atualizar componentes essenciais do sistema, drivers e alguns aplicativos de gestão para periféricos, mas a ideia é que qualquer atualização possa ser combinada com a do sistema operacional. Os desenvolvedores poderão integrar seus apps às notificações nativas da ferramenta e eles serão listados no histórico de atualizações do sistema.

A Microsoft dará suporte a apps criados em MSIX e APPX, além de alguns apps Win32 customizados. Os que fizerem parte da orquestração de atualizações receberão automaticamente as melhorias futuras da plataforma Windows Update.

Empresa busca facilitar gestão de apps, mas uso ainda é incerto

No passado, a Microsoft já incentivou que desenvolvedores listassem seus apps na Microsoft Store, onde atualizações são gerenciadas automaticamente, mas muitos preferiram manter seus próprios mecanismos. A ferramenta Windows Package Manager também tentou resolver esse problema, mas tem uso restrito a usuários avançados e desenvolvedores.

Integrar mais atualizações ao Windows Update é um passo lógico para facilitar a gestão de apps, mas resta saber se grandes desenvolvedores, como a Adobe, adotarão essa plataforma para substituir seus instaladores próprios que rodam em segundo plano.

Acompanhe tudo sobre:MicrosoftWindowsApps

Mais de Tecnologia

TikTok acelera uso de IA para moderação de conteúdo e reduz empregos no Reino Unido

O erro que fez o MySpace perder 12 anos de conteúdo e 50 milhões de músicas

Como repostar ou desfazer um repost no feed do Instagram

China produz energia solar recorde, diminui emissões de CO2, mas metas climáticas permanecem longe