Tecnologia

Microsoft exibe protótipo de visor holográfico

Companhia afirmou que o dispositivo sem fio HoloLens estará disponível ao mesmo tempo que o lançamento do Windows 10 neste ano

HoloLens, da Microsoft: dispositivo sem fio estará disponível ao mesmo tempo que o lançamento do Windows 10 neste ano (Reuters)

HoloLens, da Microsoft: dispositivo sem fio estará disponível ao mesmo tempo que o lançamento do Windows 10 neste ano (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2015 às 12h55.

Seattle - A Microsoft surpreendeu o mundo da tecnologia nesta quarta-feira com um protótipo de visor holográfico que poderá trazer ao usuário videogames, chamadas online e mesmo imagens da superfície de Marte em três dimensões.

A companhia afirmou que o dispositivo sem fio HoloLens estará disponível ao mesmo tempo que o lançamento do Windows 10 neste ano.

Analistas da indústria se mostraram entusiasmados sobre o projeto, mas estavam céticos de que o dispositivo poderá gerar um aparelho com preço acessível para o mercado de massa em breve.

"Isso foi como um momento 'uau, que incrível!'", disse Mike Silver, analista da empresa de pesquisa do mercado de tecnologia Gartner e que experimentou o dispositivo na quarta-feira.

"Você deve esperar ver um preço relativamente elevado neste ano ou no próximo, então, talvez, vai levar mais alguns anos para que tenha um preço mais acessível."

A Microsoft tem trabalhado no projeto secreto há alguns anos e mostrou um série de cenários: manipulação de objetos virtuais que podem ser enviados para uma impressora 3D, criação de um ambiente semelhante ao jogo Minecraft em uma sala e permitir que os usuários apontem para objetos no outro lado de uma chamada de vídeo por Skype.

Outras aplicações citadas pela empresa estão um panorama da superfície de Marte a partir de imagens tiradas pelo robô Curiosity, da Nasa. A agência espacial norte-americana já está trabalhando com a Microsoft para desenvolver um software chamado "OnSight", que permitirá aos cientistas na Terra a explorarem virtualmente e planejarem experimentos em Marte.

"É incrível e me surpreendeu o quão longe o estado da arte progrediu sobre hologramas. Eu fico aguardando a Princesa Leia aparecer", disse o analista Al Hilwa, da empresa de pesquisa do mercado de tecnologia IDC, em referência à personagem da saga Star Wars.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaLançamentosMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro