Tecnologia

Microsoft entra na briga pelo mercado de VoIP

Aquisição da americana Teleo é parte da estratégia da companhia de investir em serviços para competir com o Google

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h28.

Investir em mais serviços para a internet é a nova estratégia da Microsoft para concorrer com adversários de peso, como o Google. A nova investida da companhia é a aquisição de uma pequena empresa americana chamada Teleo especializada em criar soluções de VoIP para celulares, telefones fixos e computadores pessoais. O valor do negócio não foi divulgado.

Fundada em 2003, a Teleo tem apenas 25 funcionários e está sediada na cidade de São Francisco. Toda a operação será agora incorporada à Microsoft. De acordo com o americano The Wall Street Journal, o negócio não significa que a empresa passará a oferecer serviços convencionais de VoIP, como chamadas de voz via internet para telefones fixos. O mais provável, segundo o jornal, é que a tecnologia adquirida com a Teleo seja aplicada em melhorias de seu serviço de mensagens instantâneas, o MSN. Esse serviço já permite que usuários enviem mensagens de voz para pessoas previamente cadastradas em suas listas.

"A Teleo nos ajudará a ser mais completos", afirma o vice-presidente da unidade de MSN da Microsoft, Blake Irving. Com a tecnologia VoIP, um internauta poderá pesquisar determinado número de telefone pela ferramenta de busca do MSN uma pizzaria, por exemplo e enviar uma mensagem de voz com seu pedido via internet. Até o final do ano, segundo Irving, as novas tecnologias começarão a ser testadas.

O acordo reforça a estratégia da Microsoft de reforçar sua liderança em áreas onde o Google é menos competitivo, como as mensagens instantâneas. Nos últimos anos, Bill Gates tentou, com pouco sucesso, concorrer com o Google no segmento de ferramentas de busca. Mas a disputa não será tão fácil. A Microsoft também enfrentará, em breve, a concorrência do Google Talk, uma plataforma aberta na internet para chamadas e voz e envio de mensagens instantâneas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Startup com tecnologia que detecta câncer de pele recebe investimento de US$ 260 milhões

Desenvolvimento de jogos para PCs atinge 80% e supera consoles

ChatGPT passa por instabilidades nesta quinta-feira

Instagram cria novo recurso que pode revelar suas curtidas