Tecnologia

Microsoft entra de vez na briga pelo mercado dos smartphones

O Windows Phone 8 permite escolher quais conteúdos serão mostrados na tela do telefone, assim como o tamanho e a posição dos aplicativos e incorpora o Skype


	A gigante da informática apostou em chamar a atenção com um modelo de interface diferente do padronizado pela Apple
 (Mario Tama/Getty Images)

A gigante da informática apostou em chamar a atenção com um modelo de interface diferente do padronizado pela Apple (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2012 às 20h18.

Los Angeles (EUA.) - Disposta a recuperar o terreno perdido no negócio dos smartphones, a Microsoft apresentou nesta segunda-feira o Windows Phone 8, sua alternativa à tecnologia dominante da Apple e do Google, e com o qual procura se destacar deixando que o usuário personalize seu aparelho conforme suas preferências.

O Windows Phone 8 permite escolher quais conteúdos serão mostrados na tela do telefone, assim como o tamanho e a posição dos aplicativos e incorpora o Skype. Também permite o acesso para crianças e a possibilidade de criar ícones com grupos de contatos.

A Microsoft apresentou em seu evento de hoje em San Francisco, no qual teve à atriz Jessica Alba como convidada especial, um sopro de ar fresco no mercado dos smartphones e mostrou suas credenciais para se consolidar como mais uma opção na batalha comercial entre o iPhone e seus concorrentes, que utilizam o sistema Android.

A gigante da informática apostou em chamar a atenção com um modelo de interface diferente do padronizado pela Apple com o iPhone e que foi copiado pelo Google com o Android, nas palavras do executivo responsável pelo Windows Phone, Joe Belfiore.

'Com o Windows Phone decidimos não utilizar essa velha e cansada metáfora', afirmou Belfiore, que junto com sua equipe trabalhou para 'reinventar o smartphone' em torno de cada usuário, uma das duas ideias principais da campanha promocional do Windows Phone 8.

A outra, é que Windows Phone 8 será 'o melhor telefone para milhões de pessoas' que vão utilizar o Windows 8, segundo o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, que insistiu na integração, através da nuvem, dos aparelhos que funcionam com o Windows 8.

Apesar de essa característica ser um tanto similar ao que oferecem Apple e Google, a onipresença da Microsoft nos computadores de todo o mundo com seu Windows oferece uma vantagem competitiva potencial que pode fazer as vendas do Windows Phone 8 dispararem. Entretanto, o usuário terá que atualizar o seu sistema para o Windows 8 para poder desfrutar dos novos serviços.


Entre as desvantagens do Windows Phone 8 está o ainda limitado número de aplicativos disponíveis, 120 mil, enquanto o iPhone e o Android contam com 700. Porém, a Microsoft afirmou que 46 dos 50 melhores aplicativos disponíveis serão adaptados às características do Windows Phone 8 na sua estreia em novembro.

Faceboook, Twitter, Angry Birds, entre outros, serão incluídos nessa lista, na qual também está o Pandora, a aplicativo de música que será gratuito e sem anúncios para os usuários do Windows Phone 8 durante um ano.

Os novos smartphones com tecnologia Microsoft contam com o 'Live Apps', um aplicativo para a atualização de conteúdos na tela inicial do telefone, que poderá mostrar galerias de fotos, notícias, ofertas, mensagens do Facebook, Twitter e informações sobre voos.

Uma das novidades mais significativas é o 'Kid's Corner', um sistema que bloqueia o acesso ao telefone e cria um acesso especial para as crianças, que os mesmos podem configurar com os conteúdos autorizados pelos pais.

Jessica Alba contou sua experiência pessoal com o Windows Phone 8 e este aplicativo que impede, por exemplo, que suas filhas enviem mensagens com o telefone sem que ela saiba, como já aconteceu com a atriz há dois anos.

Jessica mudou do iPhone para o Windows Phone 8 e garantiu que, graças ao Mac Sync - um sistema da Microsoft para sincronizar os dados com a tecnologia Apple - continua acessando sem problemas suas músicas no iTunes com o novo aparelho.

O telefone da Microsoft oferece a possibilidade de se criar aplicativos e ícones com grupos de contatos, algo que lembra os círculos do Google+, assim como um software que otimiza o consumo de dados na internet, e está preparado para o sistema de pagamento por proximidade (NFC).


O Skype, propriedade da Microsoft, virá integrado no Windows Phone 8 e estará sempre ativo. A empresa garantiu que isso não terá influência na duração da bateria do telefone.

O Windows Phone 8 chegará às lojas europeias no próximo fim de semana e ao longo do mês de novembro estará disponível nos Estados Unidos.

Em um prazo de 12 meses será vendido em 70 países, segundo constatou a Agência Efe, que perguntou à Microsoft sobre a disponibilidade na América Latina, uma informação que a companhia ainda não revelou.

O Windows Phone 8 será o sistema operacional nos telefones Nokia Lumia 920, 822, 820 e 810, assim como nos HTC 8X e 8S e nos Samsung ATIV S e ATIV Odyssey, com uns preços a partir dos US$ 49 nos EUA (Nokia Lumia 822).

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaMicrosoftWindowsWindows 8Windows Phone

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda