Tecnologia

Microsoft enterra rumores de compra do Yahoo

Após adquirir a aQuantive, empresa afirma possuir todas as peças para avançar no mercado de publicidade online

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

A Microsoft jogou uma pá de cal nos boatos de que estaria negociando a compra do Yahoo. Os rumores surgiram no início de maio, quando o jornal americano New York Post divulgou que a empresa teria iniciado conversas com o Yahoo para uma eventual aquisição. Nesta quarta-feira (23/5), porém, a companhia negou veementemente que a intenção exista. "O Yahoo possui um grande negócio, mas nós somos maiores globalmente. Temos meio bilhão de usuários", afirmou Yusuf Mehdi, estrategista-chefe da área de publicidade da Microsoft, durante conferência realizada pelo banco Goldman Sachs.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, Mehdi não descartou eventuais aquisições de pequenas companhias do setor, mas considera que os principais elementos para avançar no mercado de publicidade online já estejam à mão. "Acreditamos que já temos todas as peças para alcançar nossos objetivos", disse. O valor de mercado do Yahoo é de aproximadamente 40 bilhões de dólares.

Em 18 de maio, a Microsoft anunciou a compra da aQuantive, empresa especializada em publicidade digital. O negócio, de 6 bilhões de dólares, é o maior já realizado pela companhia e marca a reação da Microsoft, depois de perder a corrida pela DoubleClick, outra empresa de propaganda online, para o Google.

O Yahoo era apontado pelos analistas como um alvo óbvio da Microsoft. Com a compra, a Microsoft passaria a deter 38,4% do mercado americano de propaganda digital, praticamente o triplo do que possui hoje. O Google conta com 48,3%. A compra do Yahoo deixaria a Microsoft em condições reais de desafiar o Google. Para Mehdi, da Microsoft, o mercado de publicidade online ainda não está consolidado e há espaço para crescer. "O Google é um bom produto e uma boa marca, e não podemos apenas persegui-lo. Temos de fazer algo grande e diferente. E isso ainda não foi feito, de fato", disse.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online