Tecnologia

Microsoft e AMD reforçam parceria para criar a próxima geração de consoles Xbox

Sarah Bond, presidente da Xbox, afirma que a Microsoft está investindo em uma linha de hardware diversificada, que incluirá consoles, dispositivos portáteis, PCs, nuvem e acessórios

Desenvolvido em parceria com a ASUS, ROG Ally roda em Windows 11 e é equipado com a plataforma AMD Z2

Desenvolvido em parceria com a ASUS, ROG Ally roda em Windows 11 e é equipado com a plataforma AMD Z2

Publicado em 18 de junho de 2025 às 09h48.

Pressionada pelo sucesso do Switch 2 pelo domínio do sistema operacional Steam no mercado de jogos, a Microsoft tem adotado diversas iniciativas para fortalecer seu ecossistema e garantir sua posição no competitivo setor de games. Nesse sentido, a empresa anunciou uma nova parceria de longo prazo com a AMD para o desenvolvimento de dispositivos de próxima geração, renovando expectativas sobre um possível console portátil da linha Xbox.

Sarah Bond, presidente da Xbox, destacou em um vídeo que a Microsoft está investindo em uma linha de hardware diversificada, que incluirá consoles, dispositivos portáteis, PCs, nuvem e acessórios, com o objetivo de proporcionar aos jogadores uma experiência flexível, permitindo que joguem da forma e no local que preferirem.

Com a parceria com a AMD renovada, a Microsoft busca não apenas melhorar a qualidade gráfica, mas também garantir que a compatibilidade com os jogos das gerações anteriores da Xbox seja mantida nos novos dispositivos. Isso reflete a manutenção de um de seus maiores trunfos: a política de retrocompatibilidade, que permite aos jogadores continuarem acessando suas bibliotecas de jogos sem precisar comprar versões atualizadas.

Esse anúncio também dissipa temores de que a retrocompatibilidade fosse negligenciada nos novos dispositivos, especialmente após o lançamento do ROG Ally. Desenvolvido em parceria com a ASUS e equipado com a plataforma AMD Z2, o console portátil é baseado em Windows 11, o que impossibilita o funcionamento de muitos jogos do ecossistema Xbox.

Apesar disso, persistem dúvidas sobre a possível integração de jogos de outras plataformas, o que poderia expandir as opções para os usuários e tornar o ecossistema da Microsoft ainda mais atraente para diferentes jogadores.

Estratégia da Microsoft

No começo da semana passada, a Microsoft apresentou uma nova proposta para levar a experiência Xbox a dispositivos móveis, começando por um desenvolvido em parceria com a Asus: o ROG Ally. Foi reformulada a interface do Windows 11, com foco em desempenho, consumo de energia e integração entre plataformas.

Esse anúncio indicava uma continuidade da estratégia da empresa de forcar em parcerias após a notícia da suspensão do plano para desenvolvimento de um console portátil próprio da linha Xbox. Com ela, a Microsoft buscava estreitar colaborações com outros fabricantes, como Asus e Lenovo, e focar no aprimoramento da experiência de jogos no Windows 11.

Entretanto, com o reforço da parceria com a AMD, volta à cena a possibilidade de que, na nova linha de hardware, esteja incluído o tão aguardado console portátil próprio da linha Xbox. Por enquanto, o que pode ser afirmado é que a empresa segue adotando medidas para fortalecer seu ecossistema, reforçar suas parcerias e defender sua presença no mercado de games.

Acompanhe tudo sobre:GamesXboxMicrosoft

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony