Tecnologia

Microsoft desenvolve versão Copilot de IA exclusiva para o Departamento de Defesa dos EUA

Microsoft adapta ferramenta de IA para atender requisitos de segurança do Departamento de Defesa dos Estados Unidos

Microsoft: empresa está desenvolvendo versão de IA para uso exclusivo do Departamento de Defesa dos EUA (Agence France-Presse/AFP)

Microsoft: empresa está desenvolvendo versão de IA para uso exclusivo do Departamento de Defesa dos EUA (Agence France-Presse/AFP)

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 12 de junho de 2025 às 08h11.

A Microsoft está desenvolvendo uma versão Copilot, seu assistente de inteligência artificial, voltada exclusivamente ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), segundo informações da Business Insider.

"Para ambientes do DoD, o Microsoft 365 Copilot deve estar disponível a partir do verão de 2025, no mínimo", escreveu a empresa em uma publicação no blog direcionado a clientes do setor público. "Estamos trabalhando para garantir que o produto atenda aos padrões necessários de segurança e conformidade."

O Copilot é considerada a principal ferramenta de IA generativa da Microsoft. Várias das versões utilizam modelos de inteligência artificial para automatizar tarefas e auxiliar funcionários humanos. O novo modelo do Copilot, que será introduzida no Microsoft 360, funciona de maneira integrada a programas de produtividade, como o Word, Excel e PowerPoint.

Mesmo com o grande investimento da tecnologia, a empresa continua buscando formas de gerar receita com ela. Caso o Pentágono aderisse ao Copilot, a Microsoft veria como uma vitória.

O diretor comercial da empresa, Judson Althoff, afirmou em reunião recente com funcionários que um cliente com mais de 1 milhão de licenças deve adotar o Copilot. A informação foi confirmada por pessoas presentes no encontro.

Mesmo sem comentar qual seria esse cliente, especialistas avaliam que há poucas organizações grandes o suficiente que justifique esse volume de licenças. Segundo a Business Insider, o Departamento de Defesa é uma delas.

Um relatório de 2023, produzido pelo Escritório de Responsabilidade Governamental, revelou que cerca de 2,1 milhões de militares e 770 mil civis trabalham no órgão, considerado um dos maiores dos EUA.

Anteriormente, a Microsoft já havia anunciado publicamente que pretendia disponibilizar o Copilot para versões do Microsoft 360 voltadas a clientes do governo. Esse modelo exigiria altos níveis de segurança e deve ser lançado ainda em 2025.

No momento, o site da empresa informa que o Microsoft 365 Copilot não está disponível para a plataforma "GCC-High", usada por agências governamentais dos EUA. No entanto, em uma atualização de 31 de março, a empresa disse que pretende oferecer o Copilot nesses ambientes ainda no verão do hemisfério norte.

"Para organizações que utilizam o GCC High, o Microsoft 365 Copilot continua em desenvolvimento para atender aos requisitos de segurança e conformidade", explicou a Microsoft. "Planejamos lançar a versão geral (GA) ainda este ano."

Acompanhe tudo sobre:MicrosoftEstados Unidos (EUA)Inteligência artificial

Mais de Tecnologia

Como Bloo, o YouTuber virtual, virou fenômeno global com ajuda da inteligência artificial

Site da Centauro, do grupo SBF, passa por falha de segurança

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre