Tecnologia

Microsoft demitiu equipe de ética do setor de inteligência artificial para se dedicar à OpenAI

O corte faz parte das demissões em massa que afetaram mais de 10.000 funcionários da empresa

Yusuf Mehdi: vice-presidente corporativo de vida moderna, pesquisa e dispositivos da Microsoft, em anuncio de integração do ChatGPT com o Bing, em 7 de fevereiro de 2023 (JASON REDMOND/Getty Images)

Yusuf Mehdi: vice-presidente corporativo de vida moderna, pesquisa e dispositivos da Microsoft, em anuncio de integração do ChatGPT com o Bing, em 7 de fevereiro de 2023 (JASON REDMOND/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 15 de março de 2023 às 16h31.

Última atualização em 15 de março de 2023 às 18h23.

A Microsoft demitiu uma equipe inteira dedicada à orientar a inovação em inteligência artificial (IA) ​​aliada a resultados éticos, responsáveis ​​e sustentáveis. Conforme relatado pelo Platformer, a equipe, que já chegou a ter 30 membros, encerrou sua presença nos planos da empresa com sete funcionários.

A eliminação do time foi incluída junto das mais de 10.000 demissões que a empresa comandada por Satya Nadella planejou. E ocorre no momento em que Microsoft investe mais de 10 bilhões de dólares em sua parceria com a OpenAI, a startup por trás dos sistemas de IA de geração de arte e texto, como ChatGPT, que foi integrado ao buscador Bing.

Mova-se rapidamente...

Como o papel da equipe era fiscalizar se as políticas da Microsoft sobre IAs eram colocadas em prática, o corte acende um alerta sobre como será o comportamento da empresa em um momento onde indica querer acelerar a participação da tecnologia em seus produtos.

Como apurou o Plataformer, houve pressão partindo de Kevin Scott, diretor de tecnologia da Microsoft, e Satya Nadella, para adotar rapidamente o que foi desenvolvido pela OpenAI e entregá-los aos consumidores.

Considerando que a OpenAI garante ter preocupações sobre a ética do seu chatbot, a Microsoft indica que vai terceirizar, ao menos em partes, o trabalho de balizar o comportamento das IAs.

Acompanhe tudo sobre:ChatGPTMicrosoft

Mais de Tecnologia

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação

Amazon Leo promete superar Starlink em velocidade de internet via satélite