Brasília - A Microsoft decreta hoje (8) a morte do Windows XP. As novas atualizações automáticas, que ajudam a proteger os computadores, deixarão de existir para esse sistema operacional.
De acordo com a Microsoft, sem elas, o computador continuará funcionando, “mas poderá ficar vulnerável a vírus e a riscos de segurança”.
Considerado um sistema operacional de fácil utilização, o Windows XP recebeu suporte da companhia durante 12 anos.
No entanto, para a empresa de Bill Gates, criadora do programa que “deu vida” a vários computadores mundo afora, está na hora de investir recursos no suporte a tecnologias mais recentes, para continuar oferecendo novas experiências aos usuários.
A Microsoft também avisou que, após esta data, não oferecerá mais o Microsoft Security Essentials para download no Windows XP, que é usado contra vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados.
Se o Microsoft Security Essentials já estiver instalado, o usuário continuará a receber atualizações de assinaturas contra pragas eletrônicas por tempo limitado, o que constitui risco para os usuários.
Na avaliação da empresa, outro problema para quem tem Windows XP no computador, é que os fabricantes de programas e de peças passarão a otimizar seus produtos para versões mais recentes de sistemas operacionais, trazendo problema para quem permanecer com o antigo.
De formato simples, o sistema operacional é um programa, ou um conjunto deles, que permite ao usuário fazer o computador funcionar, além de servir de interface entre a máquina e seu usuário, gerenciando recursos e dando acesso a eles.
Depois do Windows XP, a Microsoft liberou o Windows 7 e mais recentemente o Windows 8.1. Fazer a atualização do XP para o Windows 8 dói no bolso. É preciso ter pelo menos R$ 359, segundo informa o site da Microsoft.
Muitas máquinas antigas, no entanto, não conseguirão rodar no novo sistema. Para saber para qual sistema migrar basta executar o assistente de atualização liberado pela empresa.
De acordo com a russa Kaspersky, uma das maiores e mais conhecidas empresas de solução de segurança, no Brasil, dados obtidos até o mês passado indicam que 10,88% dos usuários continuam com o Windows XP e, entre eles, 8,47% ainda têm instalado o Service Pack 2 (pacote de atualização), ou seja, não têm seus sistemas atualizados.
Os usuários de máquinas antigas podem buscar outros sistemas operacionais, como o Linux, que é gratuito. Uma das versões mais amigáveis é o Ubuntu.
Morador de Brasília e empresário da área de tecnologia, Marcelo Freire diz, no entanto, que, no Brasil, exceto as pessoas que usam computadores fabricados pela Apple, são poucos os que adotam sistemas operacionais, principalmente os domésticos, que não são da Microsoft.
“O Windows XP é um sistema operacional bem-sucedido, mas tem que dar lugar a soluções mais modernas. Então, a empresa decidiu interromper o suporte para o sistema, que, com o tempo, deixará de existir, assim como foi com o Windows 98, por exemplo. Hoje em dia, mesmo a Apple crescendo muito no Brasil, não se compara o número de usuários da Microsoft.”
-
1. Windows 8
zoom_out_map
1/10 (Mario Tama/Getty Images)
São Paulo – A
Microsoft lançou nesta quinta-feira o aguardado
Windows 8. E, com o lançamento, chega também ao mercado uma novíssima linha de aparelhos que desembarcam no Brasil já equipados com o sistema operacional. São dezenas de novos produtos, entre
tablets,
ultrabooks e híbridos. Por este motivo, selecionamos os anúncios mais interessantes das principais fabricantes do país. Confira, nesta galeria de imagens, as maiores novidades em gadgets que chegam ao Brasil com o Windows 8.
-
2. Sony Duo 11
zoom_out_map
2/10 (Sony)
Desenvolvido pela Sony, este aparelho é um híbrido interessante. A diferença, porém, é que, ao invés de oferecer a possibilidade de uso com um teclado acoplado, como tantos outros, o Duo 11 vem com ele “escondido”. Para o Duo 11 como notebook, basta que o usuário deslize sua tela touch. Compacto, tem 11 polegadas, pesa 1,3 kg e ainda acompanha uma caneta digital. Segundo a Sony, o aparelho chega ao país agora em novembro e irá custará 5.299 reais. Outro modelo híbrido que a Sony traz para o Brasil com o Windows 8 é o Tap 20. Com 20 polegadas de tamanho (isso mesmo) o aparelho pode ser usado como tablet “familiar” ou computador all-in-one e reconhece até 10 dedos, simultaneamente. O Tap 20 também chega em novembro, acompanha mouse e teclado wireless e custará 4.499 reais.
-
3. Sony Ultrabook T13
zoom_out_map
3/10 (Sony)
Outro aparelho que a Sony traz para o Brasil é o ultrabook T13, de 13 polegadas, com tela touchscreen. O ultrabook tem design elegante, produzido a partir de alumínio escovado e conta ainda com porta USB 3.0, saída HDMI. Um destaque é o fato de possuir um sistema de segurança que, ao ser acionado, bloqueia o computador em caso de roubo para a proteção de dados e informações do seu usuário. Segundo a Sony, o aparelho começa a ser vendido ainda em outubro e custará 3.899 reais.
-
4. Dell XPS 12
zoom_out_map
4/10 (Dell)
No que diz respeito aos consumidores finais, a Dell traz para o país dois aparelhos com Windows 8. Entre eles, está o primeiro ultrabook híbrido da fabricante, o XPS 12. Com design um pouco inusitado, conta com uma tela Full HD de 12 polegadas, touchscreen e rotativa. Ela permite que o usuário o utilize como ultrabook ou como tablet. Feito em alumínio e fibra de carbono, o XPS 12 poderá ser configurado com Intel Core i7. O outro aparelho é o computador all-in-one Inspiron One 2330 que poderá ser adquirido com display touchscreen de 23 polegadas. A Dell não revelou o preço de nenhum dos dois aparelhos, mas diz que ambos estarão disponíveis no Brasil nas próximas semanas.
-
5. LG Z355
zoom_out_map
5/10 (LG)
Uma novidade que a LG lança no país com Windows 8 é o ultrabook Z355. O aparelho pesa 1,21 kg, tem 14,7 milímetros de espessura e tela de 13,3 polegadas. Além disso, conta com processador Intel Core i7, USB 3.0, saída HDMI e leitor microSD. O aparelho, segundo a LG, vem com uma tecnologia que permite a transferência sem fio e em HD de telas do ultrabook direto para uma televisão compatível. O Z355 tem preço sugerido de 4.299 reais e começa a ser vendido em novembro. A LG também apresentou um monitor touchscreen de 23 polegadas para Windows 8, o ET83, e que tem suporte reconhecer toques simultâneos em até dez pontos diferentes da tela. O aparelho é Full HD, conta com duas saídas HDMI e porta USB. Segundo a LG, o monitor irá custar 1.399 reais.
-
6. Acer Iconia W700
zoom_out_map
6/10 (Acer)
O tablet da Acer tem 11,6 polegadas de tamanho e sua tela é Full HD com resolução de 1.920 x 1.080. O aparelho vem equipado com processador Intel Core i3 e, segundo a Acer, o Iconia W700 tem bateria de longa duração, capaz de manter o tablet em pleno funcionamento por até 8 horas até precisar ser recarregada. Além disso, o aparelho virá com duas câmeras, porta USB e saída para mini HDMI. De acordo com a fabricante, o Iconia W700 acompanha um teclado Bluetooth e uma base que faz com que ele possa ser utilizado apoiado sobre a mesa, na posição horizontal ou vertical, tal qual um porta-retrato, por exemplo. A Acer ainda não divulgou o preço do tablet, mas afirmou que ele chega ao varejo brasileiro até o fim do ano.
-
7. Acer Aspire S7
zoom_out_map
7/10 (Acer)
Outra novidade que chega ao país com Windows 8 até o fim do ano é este ultrabook da Acer, o Aspire S7, que vem em dois tamanhos de tela 11,6 e 13,3 polegadas, ambas sensíveis ao toque. O aparelho vem equipado com processador Intel Core i5, pesa 1,08 kg e 1,3 kg, respectivamente e tem menos de 2 centímetros de espessura. Fato que, segundo a fabricante, faz dele o ultrabook mais fino do mundo. Mas este não será o único ultrabook da Acer a desembarcar por aqui com o novo sistema operacional. A empresa também traz o Aspire M5. O aparelho também rodará Intel Core i5 e tela de 14 polegadas. Os preços dos novos ultrabooks ainda não foram divulgados. De acordo com a Acer, os dois começam a ser vendidos no país até o fim de 2012.
-
8. ASUS TAICHI
zoom_out_map
8/10 (ASUS)
Mais um híbrido que irá compor o portfólio de produtos com Windows 8 no Brasil é o ASUS TAICHI. O aparelho é composto de duas telas: quando aberto, pode ser usado como ultrabook e, quando fechado, transforma-se em tablet. O aparelho tem 11,6 polegadas de tamanho, tela Full HD e virá em duas versões de processador, Intel Core i5 ou Intel Core i7. Além disso, tem três milímetros de espessura na parte frontal e pesa apenas 1,25 kg. Mas além do híbrido, a ASUS também traz os ultrabooks VivoBook, que virá com versões de 11,6 polegadas e 14 polegadas; o Transformer Book, que tem tela multitoque Full HD; novos modelos do Zenbook, que vem com processador de quatro núcleos. Em relação aos tablets, a ASUS anunciou o ASUS Tab, de 11,6 polegadas de tamanho, e o Tab RT de 10 polegadas. Ambos contam com uma dock station que é um teclado. Segundo a ASUS, os produtos estarão à venda no país até o fim do ano. Os preços, porém, não foram revelados.
-
9. HP Pavilion 14
zoom_out_map
9/10 (HP)
Os americanos da HP também anunciaram novidades que chegam ao Brasil com Windows 8. Dentre eles, está o ultrabook HP Pavilion 14, de 14 polegadas. O aparelho vem equipado com duas tecnologias interessantes, uma que mantém a temperatura do ultrabook com base nas condições do local onde ele está sendo utilizado. A outra tem como objetivo proteger os dados do usuário na ocasião de acidentes que comprometam a integridade física da máquina. Além disso, vem equipado com processador Intel Core i3, pesa apenas 1,80 kg e tem 21 milímetros de espessura. A HP ainda não divulgou quando o aparelho estará à venda e nem o seu preço. Os computadores do tipo all-in-one também foram assunto nos lançamentos com Windows 8 da HP. A empresa anunciou a chegada do HP Touchsmart Envy 23. A máquina vem com processador Intel Core i5, tela de 23 polegadas sensível ao toque. A máquina desembarca por aqui em novembro. O HP Envy 4, outra linha de ultrabooks da empresa, também já pode ser adquirido com o novo sistema operacional. Na loja virtual da empresa, o aparelho está à venda por 3.299 reais.
-
10. Samsung ATIV Smart PC
zoom_out_map
10/10 (Samsung)
A sul-coreana Samsung apresentou uma variada linha de aparelhos, entre notebooks, ultrabooks e híbridos, que chegam ao Brasil com o Windows 8. Entre os anúncios, destaca-se o SmartPC, híbrido que pode ser usado como tablet ou notebook. Ele vem equipado com processador Intel Core i5, tela de 11,6 polegadas, placa Intel HD Graphics 4000 e duas câmeras, uma frontal de 2,0 MP e uma traseira de 5 MP. Além disso, conta com saída HDMI e USB 3.0. Segundo a Samsung, o aparelho será vendido no país a partir de 4.299 reais e em edição limitada. Já em relação aos ultrabooks da fabricante, destaca-se o Serie 5 Ultra. Equipado com Intel Core i7, saída HDMI, porta USB 3.0, tela de 13,3 polegadas e pesa apenas 1,45 kg.