Tecnologia

Microsoft apresenta primeiro Lumia sem marca Nokia

O telefone contará com uma câmera frontal grande angular de 5 megapixels e uma tela QHD de 5 polegadas

Microsoft Lumia (Divulgação/Microsoft)

Microsoft Lumia (Divulgação/Microsoft)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 11 de novembro de 2014 às 09h03.

A Microsoft apresentou nesta terça-feira (11/11) o primeiro smartphone sem a marca Nokia. O Microsoft Lumia 535 é um gadget com configuração básica que se diferencia por contar com uma câmera frontal de 5 MP com lente grande angular.

Com o mais recente sistema operacional da companhia, o Windows Phone 8.1 (Demin), o Lumia 535 e o Lumia 535 dual SIM serão vendidos por cerca de 110 euros na Europa ou 130 dólares nos Estados Unidos, disse a Microsoft por meio de um comunicado.

O celular conta com uma tela de 5 polegadas com resolução de 960 por 540 pixels, processador é um Qualcomm Snapdragon 200 de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM, 8 GB de armazenamento interno, suporte para a rede 3G, Bluetooth 4.0 e Wi-Fi padrão N.

"O Lumia 535 vem com a nossa proposta ‘5x5x5’", disse, em nota, Jo Harlow, vice-presidente corporativa para smartphones da Microsoft. "A inovação deve estar disponível para todos e estamos fazendo isso por meio dos serviços gratuitos e muito melhor integrados da Microsoft, a câmera de 5 megapixels com lente grande angular e uma espaçosa tela qHD de 5 polegadas – tudo isso a um preço acessível.”

Como indica o The Verge, a decisão da Microsoft de colocar 1 GB de RAM em um gadget de entrada é importante para os consumidores, uma vez que muitos jogos desenvolvidos para o sistema Windows Phone requerem um hardware mais potente. Em suma, se este produto tivesse 512 MB de RAM, jogar games não seria uma experiência livre de travamentos.

Mercado - Os smartphones com sistema do Windows, compostos em sua maior parte pelos Lumias, responderam por apenas 2,7% do mercado global de smartphones no segundo trimestre, uma queda ante os 3,8 por cento um ano antes, segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics.

A Microsoft concluiu em abril seu negócio para comprar por 7,2 bilhões de dólares a divisão de celulares da Nokia. A Nokia segue como uma companhia de redes, mapeamento e tecnologia de licenciamento. Ela detém e gere a marca Nokia e a licencia apenas para a Microsoft.

A Microsoft havia dito no passado que planejava licenciar a marca Nokia para seus telefones celulares de baixo custo por 10 anos, usando o nome em seus smartphones apenas por um tempo "limitado", sem especificar esse prazo.

*Com Reuters

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFOLumiaMicrosoftSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO