Tecnologia

Microsoft aposentará Windows XP em abril

Sistema não irá parar de funcionar, mas a empresa encerrará o suporte para sistema operacional

Windows XP: fim do suporte faz parte de uma série de esforços da Microsoft para forçar os usuários finais e empresas a migrar para os novos produtos (Getty Images)

Windows XP: fim do suporte faz parte de uma série de esforços da Microsoft para forçar os usuários finais e empresas a migrar para os novos produtos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 09h39.

São Paulo - A Microsoft irá aposentar o Windows XP em 8 de abril. A partir dessa data, o sistema não irá parar de funcionar, mas a empresa encerrará o suporte para sistema operacional. Isso significa que a Microsoft deixará de corrigir falhas de segurança ou adicionar novos drivers de equipamentos. O suporte para o Office 2003 também será encerrado nessa data.

Apesar de o Windows XP terminar 2013 como o segundo sistema operacional mais usado no mundo, a Microsoft concluiu que o sistema de 13 anos não é mais adequado para o mercado.

O fim do suporte faz parte de uma série de esforços da Microsoft para forçar os usuários finais e empresas a migrar para os novos produtos. A empresa oferece a opção de comprar uma licença de uma versão mais atualizada do sistema operacional, como Windows 7 ou 8. E se o computador for muito velho, a empresa recomenda a compra de uma máquina nova, com configurações melhores.

Isso porque a Microsoft estabelece alguns requisitos mínimos para a instalação do Windows 8. É preciso ter um computador com processador de 1 GHz ou superior, pelo menos 2 GB de memória RAM, 20 GB de espaço disponível em disco, placa de vídeo com DirectX 9 com drive WDDM, além de um monitor que funcione na resolução 1024 x 768.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda