Tecnologia

Microsoft anuncia Windows 10 e volta do menu iniciar

Com o Windows 10, os clientes empresariais poderão personalizar a loja de aplicativos

Windows 10 (Divulgação)

Windows 10 (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 30 de setembro de 2014 às 16h37.

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (30), durante um evento em São Francisco, o Windows 10, a nova versão do sistema operacional da empresa. "O novo sistema desbloqueia novas experiências para permitir que os usuários trabalhem, joguem e se conectem", afirmou Terry Myerson, vice-presidente executivo de sistemas operacionais da Microsoft no evento.

Amanhã, a empresa irá liberar a versão do Windows 10 para desenvolvedores, chamada de Technical Preview. A edição para servidores chegará em breve. Já para consumidores em geral, o novo sistema deve chegar somente em 2015.

O produto deve reforçar a unificação de plataformas dentro da Microsoft. Uma boa notícia para os usuários do sistema Windows é que o menu iniciar voltou. Seu tamanho pode ser modificado e seu visual alia características do Windows 7 e do Windows 8.

Os aplicativos desenvolvidos para a interface Modern do Windows 8, que eram executados sempre em tela cheia, agora poderão ser usados na área de trabalho clássica do Windows. "Não queremos essa dualidade, queremos que os usuários de PCs com mouse e teclado tenham sua interface familiar", Joe Belfiore, vice-presidente corporativo do grupo de sistemas operacionais."Foi intencional juntarmos PC, tablet e smartphone. Capacidades similares, mas que no fim se diferenciam", declarou.

Conheça o Windows 10 em dez imagens

Clique para abrir o link no navegador

Outra novidade que facilita o uso do Windows 10 é uma característica também encontrada no Mac OS X, da Apple: a possibilidade de ter mais de uma área de trabalho. Cada interface personalizada pode ser acessada por meio da barra de tarefas, que é onde ficam os atalhos para elas.

Uma novidade interessante para desenvolvedores é que no Windows 10 é possível utilizar o atalho "ctrl + V" para colar caminhos de diretórios no prompt de comando. Além disso, os atalhos usando as teclas Shift e Ctrl+Shift podem ser usadas para seleção de conteúdo assim como no restante do sistema.

Quanto aos aplicativos universais do novo Windows, a Microsoft informou que dará mais detalhes durante a Build 2015, sua conferência anual para desenvolvedores, que tradicionalmente ocorre no mês de abril.

Há novidades para o mercado corporativo também. Com o Windows 10, os clientes empresariais poderão personalizar a loja de aplicativos. "Essa será a melhor plataforma enterprise da história da companhia", disse Myerson. "Estamos criando uma plataforma que tem escala, abrangento pequenos aparelhos e a até servidores do Azure", de acordo com a companhia.

Windows 10? - A Microsoft contrariou as expectativas e rumores e pulou o Windows 9, indo direto para o 10. Quanto a isso, a empresa informou que "quando você ver o produto em sua totalidade, você irá concordar que esse é o nome mais apropriado". Além disso, devido a proposta de ser multiplataforma, a próxima edição do sistema para smartphones da empresa será chamada de Windows Phone 10.

//www.youtube.com/embed/84NI5fjTfpQ

* Colaboraram Gustavo Gusmão e Luiz Cruz

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOMicrosoftTecnologia da informaçãoWindowsWindows 10

Mais de Tecnologia

Galaxy S24 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro ou 15 Pro Max: qual vale mais a pena na Black Friday?

Xiaomi Poco X6: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

Moto G24 Power: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?