"The Harvest" no Windows Phone 7: integração com o Xbox Live (.)
Da Redação
Publicado em 17 de agosto de 2010 às 12h00.
São Paulo - Seis meses depois da apresentação oficial do Windows Phone 7, a Microsoft anunciou os primeiros jogos voltados para a plataforma. Entre os 50 títulos que inauguram a área de games do sistema operacional móvel há marcas tradicionais e novas, "para agradar a jogadores casuais e hardcore", segundo o diretor sênior de jogos móveis e para PC, Kevin Unangst.
O anúncio dos primeiros games para Windows Phone 7 ocorreu na cidade de Colônia, na Alemanha, onde é realizada a conferência Gamescom 2010. Na ocasião, Unangst destacou que haverá integração entre os jogos para o sistema operacional móvel e a plataforma Xbox Live, o que permitirá aos jogadores recuperar conquistas e pontuações e atualizar seu avatar , por exemplo.
Empresas como Gameloft, Konami, Digital Entertainment, Namco Bandai, PopCap e THQ fazem parte da lista de desenvolvedoras dos primeiros jogos para Windows Phone 7. "Estamos trabalhando nisso como se fosse um console, então temos que entregar a quantidade e qualidade de jogos que as pessoas esperam do Xbox", disse Unangst. "Ter essa quantidade e qualidade de jogos já desenvolvidos até este lançamento, com ainda mais títulos por vir, é uma declaração de que o Windows Phone 7 será um grande sucesso", completou.
Entre os primeiros games considerados casuais estão clássicos como "Bejeweled" e "Uno", além de novos como o "Game Chest", uma coletânea de jogos de cartas e tabuleiro. Jogos populares do Xbox, como "CarneyVale: Showtime", também estão no portfolio de jogos móveis da Microsoft. A empresa explicou, por outro lado, que ao invés de tentar levar todos os jogos do Xbox para o Windows Phone 7, a ideia foi criar experiências novas nos celulares, de modo que os jogos complementassem a jogabilidade do Xbox 360.
Assim, em "Halo: Waypoint", por exemplo, os jogadores de Halo poderão assistir a vídeos e se conectar com a comunidade de fãs do game. Em "Crackdown 2: Project Sunburst", haverá uma forma de jogo diferente das versões para console, mas que ocorrerão no mesmo universo. "Os consumidores estão claramente olhando para os jogos como uma experiência básica de seus celulares, e estamos pegando essa expectativa e suprindo em um nível diferente", disse o executivo responsável pelos games.
A aposta da Microsoft vem em um momento de crescimento do mercado de jogos para dispositivos móveis. Uma pesquisa interna da própria empresa revela que 80% dos usuários de games nos Estados Unidos tem ou irá comprar um smartphone este ano, e que um quarto dos gastos dessas pessoas é destinado a jogos para celular.
Confira a lista de jogos que estarão disponíveis para Windows Phone 7:
Leia outras notícias sobre celulares, games ou Microsoft
Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter