Tecnologia

Microsoft anuncia o Windows Phone 8. Veja as novidades

Dois dias depois de revelar os tablets Surface, a Microsoft apresentou nova versão de seu sistema para smartphones, o Windows Phone

Os futuros smartphones com Windows poderão ter tela HD, sistema de pagamentos via NFC e conector para cartão de memória (Divulgação)

Os futuros smartphones com Windows poderão ter tela HD, sistema de pagamentos via NFC e conector para cartão de memória (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 20 de junho de 2012 às 16h09.

São Paulo — Num evento em São Francisco na Califórnia, a Microsoft apresentou, nesta quarta-feira, o Windows Phone 8, nova versão de seu sistema operacional para smartphones que vinha sendo identificada pelo codinome Apollo. O evento acontece apenas dois dias depois de a empresa revelar sua linha de tablets Surface.

Entre as empresas que deverão usar o Windows Phone 8 estão Nokia, Huawei, Samsung e HTC. Os primeiros smartphones com o novo sistema deverão ser lançados no final do ano. A má notícia é que aparelhos com Windows Phone 7 não vão rodar a nova versão.

O Windows Phone 8 aproxima os smartphones que usam o sistema da Microsoft dos PCs e tablets com Windows, sinalizando uma convergência parcial entre os três tipos de dispositivo. O núcleo do Windows Phone passa a ser o mesmo do Windows 8. Veja quais são as principais novidades para o usuário.

1 Novos tamanhos de tela

O Windows Phone 7 admite apenas telas de 800 por 400 pixels. A nova versão vai permitir o uso de telas de maior resolução. É uma mudança necessária para fazer frente aos smartphones com Android e suas telas gigantes. A do Galaxy S III, da Samsung, por exemplo, é de 1.280 por 720 pixels.

2 Pagamentos pelo celular

O Windows Phone 8 vai suportar a conexão sem fio NFC, que já é encontrada em alguns smartphones com Android. Com ela, em algum futuro não muito distante, vai ser possível fazer pagamentos apenas aproximando o smartphone de um terminal. A Microsoft diz que vem trabalhando com operadoras de celular e empresas de meios de pagamento nos Estados Unidos para implantar sua solução de carteira digital no Windows Phone.


3 Cartão de memória

O sistema operacional da Microsoft vai suportar um conector para cartão de memória removível. É outro recurso que já existe em diversos smartphones com Android. Ele facilita a transferência de músicas, fotos e outros tipos de conteúdo do PC para o smartphone e vice-versa. Também permite ampliar a capacidade de armazenamento do celular.

4 Nokia Mapas

Como parte da parceria entre Microsoft e Nokia, o sistema operacional passa a contar com o aplicativo de mapas da Nokia. Ele substitui o Bing Maps, da própria Microsoft. O  app da Nokia fornece instruções de navegação por voz e permite usar os mapas mesmo quando não há acesso à internet.

5 Internet Explorer 10

A nova versão do browser móvel da Microsoft traz melhor compatibilidade com sites que usam código em JavaScript para gerar as páginas na web.

6 Tela inicial personalizável

O usuário terá mais opções para personalizar a tela inicial do Windows Phone, que vai manter seu aspecto quadriculado, adotado também no Windows 8.

7 Recursos para empresas

O Windows Phone 8 suporta criptografia de dados e tem alguns recursos novos de segurança. Também tem funções que facilitam o gerenciamento do smartphone. São novidades dirigidas às empresas.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaMicrosoftNokiaSmartphonesTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro