Tecnologia

Microsoft anuncia câmera com inteligência artificial e Linux

Em parceria com Qualcomm, Microsoft desenvolve kit com câmera que funciona por inteligência artificial

Microsoft: empresa lança câmera que atua por inteligência artificial (YouTube/Microsoft/Divulgação)

Microsoft: empresa lança câmera que atua por inteligência artificial (YouTube/Microsoft/Divulgação)

ME

Maria Eduarda Cury

Publicado em 13 de setembro de 2019 às 11h56.

São Paulo - No começo deste mês, a Microsoft anunciou, em parceria com a empresa Qualcomm - produtora de chipsets para smartphones -, um kit denominado "Vision AI Developer" que inclui uma câmera com inteligência artificial. O sistema é próprio da Qualcomm, chamado "Vision Intelligence 300 Platform", baseado no Linux, e a câmera também utiliza os serviços de nuvem e machine learning da Azure, serviço de computação em nuvem da Microsoft.

O software da câmera dispõe de uma solução ponta a ponta da Azure, e a inteligência artificial utilizada pode auxiliar para trazer respostas em ambientes comerciais. Por exemplo, a câmera consegue identificar se todas as pessoas no campo de visão estão utilizando capacete, ou se a prateleira de uma loja está com o estoque cheio. Isso acontece graças ao uso da inteligência visual - basta programar e o software responderá as dúvidas.

Esse é o primeiro produto originário da parceria entre a Microsoft e a Qualcomm, que foi anunciada em 2018. O produto, que possui um processador Qualcomm Snapdragon 603, tem 4 gigabytes de memória e uma capacidade de 64 gigabytes de armazenamento. A câmera de 8 megapixels permite gravar na definição 4K ultra-HD e a câmera pode ser conectada ao Wi-Fi, o que significa que as imagens e os vídeos podem ser transmitidos pela nuvem. Mic

O Vision Intelligente 300 Platform também dispõe de uma entrada para cabos HDMI e USB, de forma que o usuário pode transferir as imagens por meio de cabos externos, caso não queira utilizar o compartilhamento por nuvem.

Os usuários que comprarem a câmera também podem expandir sua usabilidade ao adquirirem extensões da Azure. Entre elas, estão o serviço Custom Vision, que permite que o cliente desenvolva sua própria visão personalizada da interface do sistema e a inclua no kit. O Vision AI Developer Kit também pode ser integrado ao Visual Studio Code, que permite que os desenvolvedores amadores - ou não - possam gerenciar sua programação e modificar os já existentes.

Outra companhia que desenvolveu uma câmera capaz de atuar por inteligência artificial foi a Amazon. A câmera de vídeo AWS DeepLens permite que desenvolvedores a programem por meio do machine learning, e permite que usuários também aprimorem seus próprios códigos.

O Vision AI Developer Kit já está sendo comercializado, e custa a partir de 249 dólares - 1.012,06 reais, em conversão direta.

Acompanhe tudo sobre:Câmeras digitaisInteligência artificialMicrosoftProcessadoresQualcomm

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China