Tecnologia

Microsoft acerta com Lenovo e Tencent para suporte ao XP

Companhias vão oferecer serviços de segurança de software para usuários do Windows XP na China


	Microsoft: o XP tem cerca de 200 milhões de usuários na China, ou 70 por cento do mercado
 (Bloomberg)

Microsoft: o XP tem cerca de 200 milhões de usuários na China, ou 70 por cento do mercado (Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2014 às 11h37.

Pequim - A Microsoft entrou em uma parceria com a Lenovo e a Tencent Holdings para oferecer serviços de segurança de software para usuários do Windows XP na China, depois que a companhia de tecnologia norte-americana parou de atualizar o sistema operacional.

A Microsoft quer que usuários passem a usar versões mais recentes e seguras do Windows, e assim encerrou nesta semana o suporte ao sistema XP, que completou 13 anos de existência, deixando usuários potencialmente vulneráveis a vírus e ataques.

O XP tem cerca de 200 milhões de usuários na China, ou 70 por cento do mercado, segundo a Zhongguancun Online, citada pela agência de notícias estatal Xinhua. Uma atualização pode ser cara pois computadores que usam o sistema XP podem não ser poderosos o suficiente para as novas versões do Windows.

Para continuar o suporte ao XP, a Microsoft entrou em uma parceria com a Lenovo, a Tencent e várias outras companhias chinesas de computação para oferecer serviços como proteção de informações, reparos pós-vírus e atualizações aos novos Windows 7 ou 8.

"Para usuários domésticos que continuam a usar o Windows XP antes de atualizar para um novo sistema operacional, transformamos em uma prioridade o oferecimento de proteções de segurança", disse a Microsoft em um e-mail à Reuters.

A Tencent, em um comunicado à Reuters, disse que fornecerá suporte permanente ao XP gratuitamente, e que montou duas linhas de atendimento 24 horas. A Lenovo não quis comentar.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas chinesasempresas-de-tecnologiaLenovoMicrosoftTecnologia da informaçãoWindows

Mais de Tecnologia

China tem 966 milhões de usuários de telefonia móvel 5G

Como diminuir as barreiras para aplicações de computação quântica no setor de energia?

Disputa entre Gradiente e Apple tem definição no TRF

Veja como escolher uma boa ferramenta de BI