Tecnologia

México resgata carga roubada, mas ladrões podem morrer pela radiação

As autoridades mexicanas recuperaram todo o material radioativo que havia sido roubado nesta semana

radiação (©afp.com / Johannes Eisele)

radiação (©afp.com / Johannes Eisele)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 12h08.

As autoridades mexicanas recuperaram na quinta-feira (5) todo o material radioativo que havia sido roubado na segunda-feira, mas ainda procuram as pessoas que manipularam a carga e colocaram em vigilância uma família que foi exposta à radiação.

"O material estava em uma cápsula de aproximadamente dois centímetros de diâmetro, em processo de ser confinada", informou a secretaria de Governo.

Os agentes de saúde do país informaram que eles devem morrer em breve por causa dos problemas decorrentes da exposição à radiação. 

O material, 60 gramas do isótopo altamente radioativo cobalto 60, estava em um equipamento de teleterapia desativado, transportado em um caminhão que foi roubado na segunda-feira.

O caminhão foi encontrado na quarta-feira, com o contêiner de segurança vazio, mas detectores de radiação conseguiram localizar a quase um quilômetro a presença de cobalto 60, que havia sido retirado do equipamento de teleterapia.

A Comissão Nacional de Segurança Nuclear e Salvaguardas (CNSNS) advertiu que qualquer pessoa que tenha manipulado o material deve estar sentindo os efeitos da radiação, com riscos de morte.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaSaúdeMéxicoUsinas nuclearesINFO

Mais de Tecnologia

Para esta gigante de IA, jovens do ensino médio são melhores funcionários

IBM revela novos supercomputadores quânticos que prometem mais precisão

Google anuncia proteções antirroubo e recursos para carteiras digitais no Android

Sistema Android gerou mais de R$ 50 bi para o PIB do Brasil