Tecnologia

México adota padrão;americano para TV digital

Decisão reforça expectativa de que o mesmo;padrão seja adotado em todo o hemisfério, criando um mercado de 830 milhões de pessoas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

A criação de um padrão único de TV digital para o continente americano ganhou força com a decisão do México de adotar o sistema ATSC. Defendido pelos americanos (seus idelizadores) e adotado pelo Canadá em 1997, o ATSC passa, agora, a ser o padrão de TV digital da América do Norte. "Estamos confiantes de que as vantagens técnicas e econômicas do sistema serão igualmente convincentes para os outros países latino-americanos", afirmou o presidente do Fórum ATSC, Robert Graves.

Unificar o padrão de TV digital do continente significa criar um mercado de 830 milhões de pessoas, atraindo mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento, promovendo economia de escalas e menores preços na região, segundo Graves. Além da América do Norte, a Argentina adotou o ATSC em 1998, mas ainda não iniciou suas transmissões comerciais. Uma comissão de radiodifusores recomendou o mesmo padrão ao governo do Chile. No Brasil, o assunto ainda está em debate. Alguns especialistas afirmam que o mercado brasileiro poderá movimentar cerca de 100 bilhões de dólares no segmento de TV digital em dez anos.

Os estudos mexicanos começaram em outubro de 2003, a partir de pedido do presidente Vicente Fox à sua Secretaria de Comunicação e Transporte. Uma comissão composta por membros do governo e da indústria entregou, em março deste ano, um estudo recomendando a adoção do padrão ATSC. Na última semana, o sistema foi legalmente adotado pelo país.

A decisão mexicana alinhou-se a uma resolução aprovada em outubro do ano passado pela Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na resolução, a Citel recomendou que os países-membros da OEA acelerem a implantação de sistemas de radiodifusão digitais, usando, para tanto, um padrão comum.

Segundo os defensores do padrão ATSC, o sistema permite a transmissão de imagens mais nítidas que seus concorrentes, além de múltiplos serviços de informação e melhor qualidade de som. Nos Estados Unidos, há cerca de 800 opções de televisores de alta definição (HDTV) sendo comercializados no mercado, todos com o padrão ATSC. O Fórum ATSC é uma organização afiliada ao Advanced Television Systems Committee, cujo objetivo é apresentar as vantagens do ATSC a fabricantes de televisores e governos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos