Tecnologia

Metade dos europeus admite usar SMS ao volante

48% dos entrevistados na Alemanha, França, Espanha, Grã-Bretanha, Itália e Rússia admitiram checar mensagens enquanto dirigem

A pesquisa revelou que na Itália esse índice foi de 61%, enquanto que na Rússia 55% dos motoristas confirmaram a prática (Sxc.hu)

A pesquisa revelou que na Itália esse índice foi de 61%, enquanto que na Rússia 55% dos motoristas confirmaram a prática (Sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2012 às 09h48.

São Paulo - Tudo indica que a montadora Ford integrará mensagens de texto aos seus futuros lançamentos. Interessada em agregar conectividade aos automóveis, a norte-americana divulgou estudo feito com consumidores da marca na Europa sobre o uso de mensagens de texto ao volante.

O estudo é uma preparação para o lançamento do sistema SYNC, capaz de transformar mensagens de texto em voz. A ferramenta também permite uma resposta, por meio de voz, caso seja selecionada dentro de uma lista de opções configurada no volante.

A companhia informou em nota que 48% dos entrevistados na Alemanha, França, Espanha, Grã-Bretanha, Itália e Rússia admitiram checar mensagens enquanto dirigem.

A pesquisa revelou também que na Itália esse índice foi de 61%, enquanto que na Rússia 55% dos motoristas confirmaram a prática. Na França e na Alemanha, a quantidade de pessoas que trocam SMS enquanto dirigem alcançou a marca de 49%. Na Espanha e na Grã-Bretanha a média foi de 33%.

De acordo com a Ford, “o objetivo do estudo foi avaliar a extensão desse hábito, que é comum em todo o mundo e contribui para o aumento de acidentes, para avançar nas soluções oferecidas pelo sistema Ford SYNC de conectividade com o celular no automóvel”.

Embora o hábito seja considerado comum pelos motoristas entrevistados, 95% entende que ler textos enquanto dirige pode ser perigoso. Eles também alegaram que a capacidade de resposta ao volante é 50% mais lenta ao utilizar o celular durante a condução do veículo.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEmpresasEmpresas americanasFordIndústria eletroeletrônicaMontadoras

Mais de Tecnologia

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%

Empolgação com robotáxis é precoce, dizem analistas do HSBC