Tecnologia

Metade dos acessos ao e-mail corporativo será móvel até 2016

Estudo diz também que até 2015 o desenvolvimento de apps móveis superarão os de PCs a uma taxa de quatro para um

Previsões para os próximos anos da Gartner apresentam uma presença ainda maior dos dispositivos móveis (Divulgação/Apple)

Previsões para os próximos anos da Gartner apresentam uma presença ainda maior dos dispositivos móveis (Divulgação/Apple)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2012 às 11h54.

São Paulo - O Gartner divulgou nesta terça-feira, 3, suas previsões para os próximos anos na área de tecnologia da informação no mundo.

Entre os principais prognósticos dos analistas do instituto de pesquisa, está o de que até 2016 pelo menos 50% dos usuários de e-mail corporativo dependerão primariamente de um smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel para acessar o serviço, ficando a outra metade para a conexão via desktop.

Ainda de acordo com o estudo, até 2015 os projetos de desenvolvimento de aplicações voltadas para smartphones e tablets superarão os projetos nativos de PCs a uma taxa de quatro para um.

Nuvem

A comunicação pela nuvem (cloud computing) também crescerá muito, segundo o Gartner. Até 2015, os serviços de nuvem de baixo custo canalizarão até 15% do faturamento das maiores empresas.

E, para quem pensa que há grande risco de segurança no armazenamento de dados importantes na nuvem, até o final de 2016 mais de 50% das companhias do ranking Global 1000 terão estocados os dados confidenciais dos clientes na nuvem pública.

Isso fará com que, nos próximos três anos, seja incluída nos preços de 80% dos serviços de nuvem uma sobretaxa referente ao gasto de energia.

Acompanhe tudo sobre:AppsE-mail

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony