(David Paul Morris/Getty Images)
Repórter
Publicado em 2 de junho de 2023 às 16h40.
Última atualização em 2 de junho de 2023 às 17h12.
Com a justificativa de aperfeiçoar a colaboração e a cultura de trabalho, a Meta, proprietária do Facebook, comunicou que a partir de 5 de setembro, os times contratados em regime normal de trabalharam deveram retomar as atividades presenciais por, no mínimo, três dias por semana.
Entretanto, os colaboradores que já atuam integralmente em modo remoto continuarão nessa modalidade, de acordo com a empresa.
A declaração de um representante da Meta ao site Engadget revela que tal abordagem é parte de uma estratégia híbrida previamente divulgada pela companhia, que considera o ano de 2023 como o "ano da eficiência".
A empresa entende que a interação presencial é necessária para a máxima produtividade.
No contexto de lockdowns causados pela covid-19, a Meta estabeleceu, em maio de 2020, uma política oficial de trabalho remoto.
Embora a intenção original fosse a reabertura dos escritórios em 2021, sucessivos adiamentos ocorreram em função do avanço da doença e da aparição de novas variantes do vírus.
No início de 2022, trabalhadores contratados se manifestaram contra a obrigatoriedade de retorno ao escritório, considerada precoce.
Essa tendência de trabalho híbrido tem sido adotada por outras gigantes do setor tecnológico, como a Apple, que também já enfrentou resistência.
Questões como redução de flexibilidade de local e horários e aumento de custos com creche e transporte são apontadas pelos profissionais.
Paralelamente, a política de trabalho totalmente remota implementada por empresas como Shopify e Spotify pode tornar-se mais atraente para candidatos a emprego.
A mudança de cenário no mercado de trabalho se evidencia, mesmo com a aparente redução da pandemia.