Tecnologia

Meta anuncia computador de inteligência artificial 'mais rápido do mundo'

O supercomputador deve ser empregado para analisar em massa centenas de idiomas e analisar texto, imagens e vídeo juntos para determinar, por exemplo, se o conteúdo em rede social é prejudicial

Servidores em um datacenter do Facebook (Meg Roussos/Bloomberg via/Getty Images)

Servidores em um datacenter do Facebook (Meg Roussos/Bloomberg via/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 19h22.

Última atualização em 27 de janeiro de 2022 às 21h17.

A Meta, dona do Facebook, anunciou nesta segunda-feira, 24, que sua equipe de pesquisa montou um novo supercomputador de inteligência artificial que acredita que será o mais rápido do mundo quando concluído ainda neste ano.

A Meta disse que seu novo AI Research SuperCluster (RSC) a ajudará a montar melhores modelos de inteligência artificial que podem aprender com trilhões de exemplos, trabalhar em centenas de idiomas e analisar texto, imagens e vídeo juntos para determinar se o conteúdo for prejudicial.

"Esta pesquisa não apenas ajudará a manter as pessoas seguras em nossos serviços hoje, mas também no futuro, à medida que construímos o metaverso", disse a empresa.

A companhia de mídia social mudou seu nome em outubro para Meta para refletir seu foco no metaverso, que acredita ser o sucessor da internet móvel.

O metaverso, termo amplo que gerou muito burburinho no Vale do Silício, refere-se a ambientes virtuais compartilhados que as pessoas podem acessar por meio de diferentes dispositivos e onde podem trabalhar, brincar e socializar.

"As experiências que estamos construindo para o metaverso exigem enorme poder computacional (quintilhões de operações/segundo!) e o RSC vai permitir novos modelos de IA que podem aprender a partir de trilhões de exemplos, entender centenas de linguagens e mais", disse o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg.

A Meta disse que o RSC está entre os supercomputadores de IA mais rápidos em execução. Um porta-voz da Meta disse que a empresa fez parceria com equipes da Nvidia, Pure Storage e Penguin para montar o supercomputador.

Acompanhe tudo sobre:FacebookInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Quem é Ross Ulbrich? Fundador de marketplace de drogas recebeu perdão de Trump

Microsoft investe em créditos de carbono no Brasil

Apple está perto de conseguir um acordo para liberar as vendas do iPhone 16 na Indonésia

Musk, MrBeast ou Larry Ellison: quem vai levar o TikTok?