Tecnologia

Mercedes Benz anuncia abertura de uma fábrica em SP

Mercedes Benz anunciará nesta terça-feira (01), junto do governo do estado de São Paulo, a abertura de uma nova fábrica no Brasil

mercedes (Getty Images)

mercedes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2013 às 13h41.

Brasília - Com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões e a criação de mil empregos diretos, a nova fábrica da Mercedes-Benz, anunciada hoje, será a décima a abrir no país, após o lançamento do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). A nova unidade de veículos de passeio que será sediada em Iracemápolis (SP), entrará em operação em 2016, de acordo com o presidente da empresa no Brasil, Philipp Schiemer, que fez o anúncio hoje (1º) junto com o presidente mundial, Andreas Renschler, após se reunirem com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel  disse que o anúncio da nova fábrica confirma o sucesso do Inovar-Auto, com geração de emprego e renda. “Com a chegada das empresas do segmento premium – já vieram a Audi, a BMW e, agora, a Mercedes -, nós estamos entrando num nicho que interessa muito para a nossa indústria como um todo que é o nicho de alta tecnologia”, disse o ministro, ressaltando a importância de empresas com tecnologia de ponta para a transferência de conhecimento e capacitação da mão-de-obra brasileira.

O Inovar-Auto incentiva a fabricação de automóveis a partir incentivos, como a desoneração o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em até 30%, para empresas que estimulem a inovação, pesquisa e desenvolvimento no país. “A gente acha que, com a nova política Inovar-Auto nós temos regras muito claras até 2017, o que nos leva a crer que só com uma fábrica produtiva aqui no Brasil a gente pode participar do crescimento do mercado brasileiro”, comentou Schiemer.

Segundo ele, o mercado de carros de luxo no país atualmente gira em torno de 30 mil unidades vendidas, mas a expectativa é que chegue a 100 mil até 2017. O presidente mundial, Renschler, disse que as perspectivas do mercado brasileiro são positivas e incentivam a produção. “Nós confiamos no futuro do mercado Brasileiro e é por isso que tomamos a decisão de produzir veículos de passeio no Brasil”, disse, lembrando que a Mercedes tem outras duas fábricas no país: uma em Juiz de Fora (MG), de caminhões, e outra em São Bernardo do Campo (SP), de caminhões e ônibus.

O ministro Pimentel adiantou que, na próxima semana, executivos da Volkswagen se reunirão com a presidenta Dilma para anunciar a ampliação de sua produção no Brasil. A empresa inglesa Land Rover,também poderá confirmar em breve a construção de uma fábrica no Brasil, falta apenas decidir o local.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas alemãsINFOMercedes-BenzMontadorasVeículos

Mais de Tecnologia

Meta lança aplicativo de edição de vídeo em meio a banimento do CapCut

Líderes de tecnologia acompanharam Trump em culto antes da posse presidencial

Meta pode sair ganhando com proibição do TikTok nos EUA

Cabos submarinos danificados na Europa foram resultado de acidentes, e não de sabotagem russa