Tecnologia

Mercado online de drogas Atlantis fecha as portas

Depois de um lançamento barulhento em março, com direito a campanha de marketing e vídeo no YouTube, o mercado negro virtual Atlantis fechou as portas


	Drogas: a equipe do portal alegou "razões de segurança" para o fechamento.
 (Stringer / Reuters)

Drogas: a equipe do portal alegou "razões de segurança" para o fechamento. (Stringer / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2013 às 13h00.

São Paulo - Depois de um lançamento barulhento em março, com direito a campanha de marketing e vídeo no YouTube, o mercado negro virtual Atlantis fechou as portas. O site vendia todo tipo de drogas ilícitas, principalmente maconha, e itens contrabandeados. A equipe do portal alegou "razões de segurança" para o fechamento.

O objetivo inicial do Atlantis era competir com o Silk Road, o maior e mais conhecido mercado negro da internet que, segundo estimativas, movimenta mais de 20 milhões de dólares por ano. Os administradores do Atlantis desde o princípio adotaram um discurso de que sua operação era a "mais profissional", com foco em trazer melhorias tanto no design do site quanto nas ferramentas que permitiam a compra e venda de itens.

O anúncio foi feito pelos administradores da página.

"Queridos usuários,

Temos notícias terríveis. Infelizmente, chegou a hora do Atlantis fechar suas portas. Devido a razões de segurança fora de nosso controle, decidimos encerrar a operação. Acredite, não faríamos isso se não fosse totalmente necessário."

A INFO entrevistou um dos fundadores do Atlantis em reportagem especial sobre o lado sombrio da web. Esses sites de compra e venda de drogas operam na deep web, uma rede de servidores escondidos dos buscadores do Google e disponíveis apenas por meio do navegador Tor.

Loera, um dos administradores do Atlantis, falou com a reportagem numa troca de emails ao longo de junho e julho. Na época, não demonstrou receio de que o negócio pudesse ser fechado por razões de segurança. Pelo contrário, falou com confiança sobre o futuro de negócio, que descreveu como tendo potencial multimilionário.

Acompanhe tudo sobre:DrogasInternetseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos