Tecnologia

"Memes" de Obama, Castro e Maduro inundam as redes sociais

Brincadeiras acontecem após presidente de Cuba e dos Estados Unidos sentarem juntos na VII Cúpula das Américas neste sábado (11)


	Obama cumprimenta Castro na VII Cúpula das Américas, no Panamá: brincadeiras são realizadas após encontro histórico neste sábado (11)
 (REUTERS/Jonathan Ernst)

Obama cumprimenta Castro na VII Cúpula das Américas, no Panamá: brincadeiras são realizadas após encontro histórico neste sábado (11) (REUTERS/Jonathan Ernst)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2015 às 22h00.

Cidade do Panamá, 11 abr (EFE).- As redes sociais foram inundadas neste sábado com multidão de brincadeiras e imagens virais, conhecidas como "memes" e protagonizadas em sua maioria pelo trio formado pelos presidentes de Cuba, Raúl Castro; Estados Unidos, Barack Obama; e Venezuela, Nicolás Maduro.

A VII Cúpula das Américas, que entrará para a história por ser a primeira vez em mais de cinco décadas na qual os presidentes de EUA e Cuba sentam em uma mesma mesa, foi vivida de forma paralela na internet.

Os usuários do Twitter e Facebook estão vivendo a histórica aproximação entre Obama e Castro como se fosse uma autêntica telenovela, onde o papel do amante traído é interpretado nas redes sociais por Maduro.

Os internautas abusaram de toda sua criatividade e compartilharam brincadeiras, caricaturas e desenhos, que se centraram principalmente no degelo das relações entre Havana e Washington e no aumento da tensão entre os presidentes de EUA e Venezuela.

Entre as criações dos internautas, ávidos por humor após tanta solenidade, se destacam uma caricatura de Castro e Obama fazendo uma "selfie" enquanto se dão as mãos e uma montagem de Maduro, aflito e choroso, recitando versos do cantor romântico espanhol José Luis Perales sobre a dor de ser trocado por um novo amor.

Também houve referências ao anúncio sobre o fim do bloqueio econômico contra a ilha, que ainda tem que ser aprovado pelo Congresso americano, dominado pelo partido republicano.

Os usuários das redes sociais representaram esse hipotético e novo cenário com um mapa da ilha no qual se destacam diversos "pontos de interesse turístico": um McDonald's, a maçã da Apple e uma loja da Best Buy, três das marcas que melhor representam o "capitalismo" americano.

Os "memes" também beberam em fontes do passado, da mesma forma que fez Castro em seu discurso perante os chefes de Estado do continente, lembrando a Revolução Cubana e evocando Che Guevara.

Uma das brincadeiras mais compartilhadas é uma foto feita em 1961 e na qual Che Guevara pergunta a Fidel Castro se em algum momento serão retomadas as relações com os "yankees", ao que o líder revolucionário responde: "Só no dia em que o presidente dos EUA seja negro e o papa argentino como você!".

Outros "memes" brincaram com a icônica imagem de Che Guevara e a misturaram em uma mesma logomarca com o símbolo da Coca-Cola, o refrigerante americano por excelência, que "colonizou" o mundo.

Também fizeram sucesso as imagens que combinaram a foto de Obama com o famoso chapéu usado pelo líder revolucionário argentino-cubano.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaCubaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEstados Unidos (EUA)FacebookInternetNicolás MaduroPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRedes sociaisTwitterVenezuela

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não