Tecnologia

"Memes" de Obama, Castro e Maduro inundam as redes sociais

Brincadeiras acontecem após presidente de Cuba e dos Estados Unidos sentarem juntos na VII Cúpula das Américas neste sábado (11)


	Obama cumprimenta Castro na VII Cúpula das Américas, no Panamá: brincadeiras são realizadas após encontro histórico neste sábado (11)
 (REUTERS/Jonathan Ernst)

Obama cumprimenta Castro na VII Cúpula das Américas, no Panamá: brincadeiras são realizadas após encontro histórico neste sábado (11) (REUTERS/Jonathan Ernst)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2015 às 22h00.

Cidade do Panamá, 11 abr (EFE).- As redes sociais foram inundadas neste sábado com multidão de brincadeiras e imagens virais, conhecidas como "memes" e protagonizadas em sua maioria pelo trio formado pelos presidentes de Cuba, Raúl Castro; Estados Unidos, Barack Obama; e Venezuela, Nicolás Maduro.

A VII Cúpula das Américas, que entrará para a história por ser a primeira vez em mais de cinco décadas na qual os presidentes de EUA e Cuba sentam em uma mesma mesa, foi vivida de forma paralela na internet.

Os usuários do Twitter e Facebook estão vivendo a histórica aproximação entre Obama e Castro como se fosse uma autêntica telenovela, onde o papel do amante traído é interpretado nas redes sociais por Maduro.

Os internautas abusaram de toda sua criatividade e compartilharam brincadeiras, caricaturas e desenhos, que se centraram principalmente no degelo das relações entre Havana e Washington e no aumento da tensão entre os presidentes de EUA e Venezuela.

Entre as criações dos internautas, ávidos por humor após tanta solenidade, se destacam uma caricatura de Castro e Obama fazendo uma "selfie" enquanto se dão as mãos e uma montagem de Maduro, aflito e choroso, recitando versos do cantor romântico espanhol José Luis Perales sobre a dor de ser trocado por um novo amor.

Também houve referências ao anúncio sobre o fim do bloqueio econômico contra a ilha, que ainda tem que ser aprovado pelo Congresso americano, dominado pelo partido republicano.

Os usuários das redes sociais representaram esse hipotético e novo cenário com um mapa da ilha no qual se destacam diversos "pontos de interesse turístico": um McDonald's, a maçã da Apple e uma loja da Best Buy, três das marcas que melhor representam o "capitalismo" americano.

Os "memes" também beberam em fontes do passado, da mesma forma que fez Castro em seu discurso perante os chefes de Estado do continente, lembrando a Revolução Cubana e evocando Che Guevara.

Uma das brincadeiras mais compartilhadas é uma foto feita em 1961 e na qual Che Guevara pergunta a Fidel Castro se em algum momento serão retomadas as relações com os "yankees", ao que o líder revolucionário responde: "Só no dia em que o presidente dos EUA seja negro e o papa argentino como você!".

Outros "memes" brincaram com a icônica imagem de Che Guevara e a misturaram em uma mesma logomarca com o símbolo da Coca-Cola, o refrigerante americano por excelência, que "colonizou" o mundo.

Também fizeram sucesso as imagens que combinaram a foto de Obama com o famoso chapéu usado pelo líder revolucionário argentino-cubano.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaCubaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEstados Unidos (EUA)FacebookInternetNicolás MaduroPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRedes sociaisTwitterVenezuela

Mais de Tecnologia

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais

10 frases de Steve Jobs para inspirar sua carreira e negócios

Adeus, iPhone de botão? WhatsApp vai parar de funcionar em alguns smartphones; veja lista

Galaxy S23 FE: quanto vale a pena na Black Friday?