Tecnologia

Medo de apagão eleva procura por geradores na internet

Levantamento divulgado pelo MercadoLivre aponta aumento na procura por itens que ajudam a enfrentar falta de água ou de energia


	Seca: MercadoLivre registrou mudanças causadas pelo fenômeno climático
 (Dominique Faget/AFP)

Seca: MercadoLivre registrou mudanças causadas pelo fenômeno climático (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2015 às 15h31.

São Paulo - A procura por itens que podem ajudar a enfrentar uma eventual falta de água ou de energia vem crescendo na internet. É o que aponta um levantamento divulgado pelo MercadoLivre.

Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, o site de vendas registrou um aumento de 3.900% no número de buscas relacionadas a tambores para o armazenamento de água. No mesmo período, a procura por caixas d'água e cisternas cresceu 1.440% e 774%, respectivamente.

"Em geral, o crescimento nas buscas é acompanhado de um crescimento de vendas também", disse o diretor de MarketPlace do MercadoLivre Brasil Leandro Soares em entrevista a EXAME.com.

Contra o apagão

Segundo Soares, produtos que podem ser usados em caso de apagão também registraram aumento de procura entre dezembro e janeiro. É o caso dos geradores. Em dezembro, foram cerca de 60 mil buscas relacionadas a esse itens desse tipo. Em janeiro, elas pularam para quase 100 mil.

No mesmo período, o número de buscas por lanternas aumentou de 130 mil para mais de 160 mil. "Em um mês, a procura de lampiões cresceu 600%", afirmou Soares.

De acordo com ele, a tendência se mantém em fevereiro. Nos primeiros 15 dias do mês, foram mais de 2.400 buscas relacionadas a tambores de água. Já as buscas por caixas d'água foram cerca de 3 mil. E as buscas por cisternas foram mais de 5 mil.

Segundo Soares, geradores, lanternas e lampiões também registraram um bom número de buscas em fevereiro. O executivo do MercadoLivre afirma que a crise hídrica proporcionou a incorporação de novos produtos à base de ofertas do site, que é composta por cerca de 20 milhões de itens. 

Usado para armazenar água para limpeza doméstica, o tanque de reúso para máquina de lavar é um exemplo. "É um produto que não era visto na plataforma e agora está vendendo super bem", afirmou Soares.

Acompanhe tudo sobre:Apagãoe-commerceEmpresas de internetInternetMercado LivreSecas

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump