EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.
SÃO PAULO - O braço de serviços online de segurança da McAfee lançou hoje (dia 7) a ferramenta SpamKiller - que, como o nome sugere, promete eliminar os spams dos PCs domésticos e corporativos.
O "combate aos e-mails chatos" da McAfee.com é capaz de barrar a entrada dos spams na caixa de e-mail do usuário. Ele trilha o caminho de volta da mensagem indesejada até o provedor de serviços de internet de onde ela partiu, enviando queixas ao ISP sobre o spammer - que vai receber um falso comunicado de que seu e-mail atingiu um endereço inexistente.
Para isso, informa a empresa, a solução fica conectada diretamente ao servidor POP 3 ou MAPI do usuário, rastreando todas as mensagens que chegam atrás do endereço de spammers conhecido e, com a ajuda de filtros e protocolos, checa a linha de assunto, o corpo, o cabeçalho e o código de país das mensagens para ver se em alguma dessas partes estão palavras comumente encontradas em spams. Se a resposta for afirmativa, então a mensagem é barrada automaticamente.
De acordo com a McAfee.com, também, quando um spammer recebe a mensagem de que determinado endereço não existe, o mesmo é limado de sua lista. Com isso, diz a empresa, o usuário tem grandes chances de se livrar de entrar em novos mailings indesejáveis. Se a pessoa costuma participar de grupos de discussão ou trocar mensagens coletivas entre amigos, ainda pode configurar o sistema para que tais endereços nunca sejam obstruídos por engano. Há recursos de configuração também para impedir que mensagens legítimas sejam apagadas.
O produto é compatível com as versões 95, 98, ME, 2000, NT e XP do Windows e custa 29,95 dólares (segundo a McAfee.com, este preço é promocional de lançamento).