Tecnologia

Martinica e Galápagos são reservas insubstituíveis

Martinica, Guadalupe e Galápagos fazem parte da lista de 78 mais importantes reservas protegidas para a sobrevivência de várias espécies

tartaruga (©afp.com / PABLO COZZAGLIO)

tartaruga (©afp.com / PABLO COZZAGLIO)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 08h59.

Martinica, Guadalupe e Galápagos fazem parte da lista de 78 mais importantes reservas protegidas para a sobrevivência de várias espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios ameaçados.

Uma equipe internacional de cientistas avaliou a qualidade "insubstituível" de cada uma dessas áreas, partindo de uma base de dados de 173 mil reservas que abrigam 21.500 espécies incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A investigação publicada na revista americana "Science" compara a contribuição de cada uma dessas reservas da biodiversidade para a sobrevivência dos animais.

Os cientistas determinaram que as 78 reservas, situadas em 34 países, devem ser consideradas "insubstituíveis". Em seu conjunto, alegam os especialistas, elas abrigam a maioria dos animais de 600 espécies de pássaros, mamíferos e anfíbios. Metade dessas espécies está ameaçada.

Muitos desses refúgios já são conhecidos como únicos e excepcionais pela Convenção do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre eles, estão Galápagos, o Parque Nacional de Menú, no Peru, e e a cadeia de montanhas dos Ghats Ocidentais, na Índia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilMeio ambienteINFO

Mais de Tecnologia

Quem é a designer gaúcha que lidera a experiência do usuário em aplicativo eleito Top 3 pela Meta?

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável