Tecnologia

Marco civil da internet é prorrogado para o dia 30

Uso público da rede mundial de computadores começou no Brasil há 15 anos e até hoje não conta com nenhuma lei específica

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O debate sobre o Marco Civil da Internet foi prorrogado até a meia-noite do dia 30 de maio - último domingo do mês. Segundo o Ministério da Justiça, trata-se de uma proposta de lei para determinar direitos, responsabilidades e diretrizes no uso da rede no Brasil. As contribuições podem ser registradas em site.

A Secretaria de Assuntos Legislativos do ministério, que coordena a elaboração da proposta de lei, estendeu o prazo para atender a diversas entidades que pediam mais tempo para apresentar sugestões ao projeto.

Com a ampliação do prazo, que inicialmente era de 45 dias, a sociedade ganha mais uma semana para discutir a redação da proposta. O uso público da rede mundial de computadores começou no Brasil há 15 anos e até hoje não conta com nenhuma lei específica.

Segundo o ministério, o objetivo do marco é fazer com que a legislação reconheça a natureza e os princípios da web. Além disso, é necessário apresentar diretrizes para orientar a atuação do Estado no setor.

Para propor uma lei que regulamente a internet no Brasil, a secretaria iniciou em outubro de 2009 uma consulta aberta à sociedade, que já recebeu mais de 1,9 mil comentários.

No dia 8 de abril deste ano, o debate foi reaberto com a disponibilização de um rascunho do projeto de lei. No documento, os internautas podem comentar cada artigo do texto e sugerir novas redações.

Esta segunda etapa de diálogo com a sociedade conferiu ao blog do Marco Civil da Internet mais de 45,5 mil visitas e 900 comentários à minuta.

 

Acompanhe tudo sobre:InternetAmérica LatinaDados de BrasilLegislaçãoTendênciasLeis trabalhistas

Mais de Tecnologia

Proposta do Google para vender parte de seu negócio de anúncios não anima governo dos EUA

Verificação de idade obrigatória pode chegar ao TikTok, Instagram e YouTube em Nova York

Governo prepara edição de MP para garantir isenções a data centers antes da reforma tributária

O que está por trás da valorização do Google acima dos US$ 3 trilhões em valor de mercado