Tecnologia

Mão robótica permite toque através da web

São Paulo - Pesquisadores da Universidade Chinesa desenvolvem mão robótica que permite aos usuários de internet uma sensação de toque durante interação online. A tecnologia é voltada para pessoas que usam softwares de mensagem instantânea como MSN. Segundo informações do jornal South China Morning Post, a ideia do Professor Liu Yun-hui é prover interação física […]

Liu Yun-hui segura o protótipo da mão robótica

Liu Yun-hui segura o protótipo da mão robótica

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Pesquisadores da Universidade Chinesa desenvolvem mão robótica que permite aos usuários de internet uma sensação de toque durante interação online.

A tecnologia é voltada para pessoas que usam softwares de mensagem instantânea como MSN.

Segundo informações do jornal South China Morning Post, a ideia do Professor Liu Yun-hui é prover interação física para aqueles que moram longe de suas famílias.

Além de repetir os movimentos dos dedos, a mão robótica também reproduz sinal de V (da paz), de OK e até apertos de mão - nesse caso, ela também simula a força real do usuário.

Para se fazer sentir por quem está do outro lado do monitor, é preciso colocar sensores no braço, parecidos com um relógio, que detectam sinais eletrônicos gerados pela contração muscular. Cada músculo dos dedos gera sinais próprios, que são interpretados por um software e transmitidos para a outra pessoa através da internet - e reproduzidos pelo equipamento.

Por enquanto, a transmissão tem um delay de segundos, que deve ser corrigido até o Natal, quando o produto será lançado para o mercado com uma aparência mais real, coberto com pele artificial. O preço estimado será de US$100, com o sensor incluso.

No futuro, os pesquisadores dizem ser possível incluir outras habilidades, como a detecção de temperatura.

Acompanhe tudo sobre:InternetPesquisa e desenvolvimento

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo