iPhone 5: consumidores notam o aparecimento de uma mancha roxa em imagens capturadas com a câmera do novo smartphone da Apple (Justin Sullivan/Getty Images)
Gabriela Ruic
Publicado em 2 de outubro de 2012 às 15h39.
São Paulo – Além do Mapas, alguns donos de iPhone 5 relataram mais um problema com seu novíssimo smartphone: a lente da câmera parece ter um defeito que interfere na qualidade das imagens capturadas, exibindo manchas roxas em determinadas áreas da foto.
Pois um consumidor frustrado entrou em contato com a Apple para reclamar sobre o problema. Mas a resposta não foi nada esclarecedora. Em um e-mail, divulgado pelo site Gizmodo, a empresa sugere apenas que o consumidor, Matt Van Gastel, não direcione a câmera do aparelho para uma fonte de iluminação intensa, como o sol.
Além disso, disseram que a aparição de tais manchas é um “comportamento natural da câmera do iPhone 5”. Porém, de acordo com o relato de Von Gastel, diferentes funcionários já haviam o informado que o problema era estranho e que não deveria acontecer.
Mas além de Van Gastel, a equipe do site Mashable também constatou o problema durante os testes conduzidos com o aparelho. Para efeitos de comparação, foram capturadas imagens de um mesmo local com câmeras diferentes: iPhone 5, iPhone 4S e uma Nikon D300 digital SLR.O resultado não foi nada bom para o iPhone 5, que foi o único a exibir os tais manchas.
O fenômeno é conhecido em português como aberração cromática e acontece quando a lente não focaliza corretamente os diferentes comprimentos de ondas de luz. O efeito causado pode trazer a impressão de que as cores estão “fora do lugar” na imagem.
No caso das fotos capturadas com o iPhone 5, porém, o defeito aparece como uma espécie de mancha em tonalidade roxa e, por isso, foi apelidado de “Purple Haze” pela imprensa americana, em alusão a música de Jimi Hendrix.