Tecnologia

Malware pode ter infectado 100 mil dispositivos Android

Segundo a Symantec, malware teria sido publicado no Google Play disfarçado como dois games populares: “Super Mario Bros.” e “Grand Theft Auto 3 Moscow City”

Mascote do Android: ameaça foi espalhada pela própria loja de aplicativos do Google (Getty Images/John Shearer)

Mascote do Android: ameaça foi espalhada pela própria loja de aplicativos do Google (Getty Images/John Shearer)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2012 às 12h53.

São Paulo - São Paulo – A Symantec identificou um novo malware para Android encontrado na loja Google Play e que pode ter infectado entre 50 mil e 100 mil dispositivos durante o período que ficou ativo.

Segundo a empresa, o malware, identificado como Android.Dropdialer, foi publicado na loja Google Play em 24 de junho disfarçado como dois games populares “Super Mario Bros.” e “Grand Theft Auto 3 Moscow City”.

“O que é interessante sobre este trojan é o fato de as ameaças conseguirem ficar durante tanto tempo na Google Play antes de serem descobertas. Suspeitamos que isso ocorreu devido a um sistema remoto de atualização empregado pelo malware”, afirmou a Symantec.

A técnica utilizada pelos criminosos seria separar os updates do malware para evitar sua detecção durante processos de varredura por software de segurança. O trojan foi publicado na Google Play, mas baixava pacotes adicionais, chamados “Activator.apk” hospedados no dropbox.

Estes pacotes adicionais enviavam SMS para números premium do leste europeu. Então, após o envio dessas mensagens, o sistema se desinstalava sozinho na tentativa de esconder as verdadeiras intenções do aplicativo.

De acordo com a Symantec, os malware foram identificados pela empresa que alertou o Google e os programas maliciosos foram removidos da loja de aplicativos.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleIndústria eletroeletrônicaMalwareseguranca-digitalSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony