Tecnologia

Saiba como se proteger do vírus que espalha vídeo erótico no Facebook

O conteúdo foi distribuído involuntariamente por usuários da rede social nesta semana

Facebook (Reprodução)

Facebook (Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 9 de junho de 2015 às 08h37.

Um vírus fez usuários do Facebook compartilharem um vídeo erótico na última segunda-feira (8).

A técnica não é nova e consiste em espalhar um conteúdo malicioso fazendo as pessoas o postarem involuntariamente em suas linhas do tempo na rede social e marcando amigos de maneira aleatória. Quando alguém clica no link, o processo todo acontece de forma automática e, em muitos casos, as pessoas nem percebem que estão compartilhando algo.

Procurado, o Facebook disse a INFO que tem sistemas que impedem a proliferação desse tipo de conteúdo na rede social. “Neste caso, estamos cientes desta variedade de malware, que é tipicamente uma extensão de browser e é distribuído usando links em diferentes sites de mídias sociais. Estamos bloqueando os links com esse golpe, oferecendo opções para limpá-los e buscando outras formas para mensurar e garantir que as pessoas continuem em um ambiente seguro no Facebook”, segundo nota oficial do Facebook Brasil.

O que fazer - Se você foi afetado, é preciso tomar algumas precauções. Primeiramente, entre na sua linha do tempo e apague o post. Feito isso, verifique se o malware chegou a afetar as configurações do seu navegador. No Chrome, vá em Configurações>Extensões e veja se há algo que você não conhece por lá. No Firefox, o processo é o mesmo, porém, o caminho para chegar às configurações é diferente: Clique no menu no canto superior direitor do browser e vá em "complementos".

Por fim, mudar a senha pode ser uma boa pedida, uma vez que impede que alguém que tenha roubado seus dados possa acessar a sua conta. E mais: se quiser ainda mais segurança para sua conta, ative a autenticação em dois passos indo no menu de configurações do Facebook, depois em "Segurança" e então em clique na opção "Gerador do código". E, na dúvida, não clique em links compartilhados por um amigo quando ele marca você e mais 19 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookINFOInternetRedes sociaisseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro