Tecnologia

Malásia e Inmarsat divulgam dados técnicos de avião desaparecido

O documento, de 47 páginas, reúne os dados recolhidos por satélite do voo MH-370 da Malaysia Airlines

Malaysia Airlines (EFE)

Malaysia Airlines (EFE)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 05h50.

As autoridades da Malásia e a empresa britânica de satélites Inmarsat publicaram nesta terça-feira a informação técnica do avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo e que acredita-se que tenha caído no Oceano Índico.

O documento, de 47 páginas, reúne os dados recolhidos por satélite do voo MH-370 da Malaysia Airlines desde às 13h06m43s (horário de Brasília, 00h06m43s na hora local da da Malásia) até às 20h15m01s (de Brasília) quando foi registrado o último contato.

Esta informação foi fundamental para que analistas de vários países determinassem que o avião, um Boeing 777-200, caiu no sul do Índico.

O Departamento de Aviação Civil da Malásia assinalou em comunicado que a divulgação dos dados é em cumprimento da promessa feita pelo Ministério de Transporte em 19 de maio em prol da transparência.

Familiares dos passageiros e da tripulação desaparecida acusaram as autoridades malasias várias vezes de ocultar informação e de ter iniciado a busca pelo avião tarde demais.

O voo MH-370 decolou de Kuala Lumpur na madrugada de 8 de março com 239 pessoas a bordo e deveria aterrissar em Pequim umas seis horas mais tarde.

A aeronave desapareceu das telas de controle de radar 40 minutos depois da decolagem e mudou de rumo em uma "ação deliberada", segundo a Malásia, atravessando a Península de Malaca no sentido contrário ao trajeto inicial indo acabar no Índico.

As operações de busca ainda não encontraram nenhum destroço do avião nem as caixas-pretas.

 

Acompanhe tudo sobre:AviõesINFOMalaysia AirlinesTransportesVeículosVoo MH370

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro