Como é comum acontecer com novas versões de sistemas operacionais, o Mac OS X Lion, da Apple, traz novidades interessantes, mas também traz incompatibilidade com alguns aplicativos (Justin Sullivan / Getty Images)
Da Redação
Publicado em 21 de julho de 2011 às 15h44.
São Paulo – O lançamento do novo sistema operacional Mac OS X Lion, promovido ontem pela Apple, já traz alguns problemas para fabricantes de software. Muitos fabricantes alertam os usuários de que ao atualizar o sistema para o Lion alguns programas poderão apresentar problemas de compatibilidade.
O caso mais grave é o da Adobe, que divulgou diversos problemas encontrados na compatibilidade de seus produtos com o Mac OS X Lion. Foram identificadas ocasiões onde os programas fecham repentinamente. Em outras os aplicativos não obedecem aos comandos. Em alguns casos, ainda, o sistema fica solicitando a instalação manual do Java Runtime, da Oracle.
Outro problema apontado pela Adobe tem relação com o Flash, usado para exibir animações, vídeos e conteúdo interativo na web. Segundo a empresa, no novo sistema operacional, esse programa pode exigir muito processamento, deixando o computador lento, quando um vídeo estiver sendo visualizado. Além disso, comandos dados com o mouse podem não ser obedecidas.
O programa Parallels Desktop 6 para Mac, um emulador que permite rodar o sistema Windows nos computadores da Apple, é compatível com o Lion. Mas seus desenvolvedores alertam que algumas funções podem não funcionar no novo sistema da Apple.
Atualizações
Alguns fabricantes já anunciaram a disponibilidade dos atualizações para tornar seus aplicativos compatíveis com o novo Mac OS X. Um deles é a Realmac Software, fabricante do RapidWeaver 5.2.1, para criação de websites, e do LittleSnapper 1.8, que captura imagens da tela. Atualizações para esses aplicativos poderão ser baixadas gratuitamente na Mac App Store, da Apple.
Outros dois aplicativos que já têm versões atualizadas disponíveis para download na Mac App Store são Data Rescue 3 LE, usado para recuperação de arquivos eliminados acidentalmente, e o Postbox 2, um aplicativo de e-mail. Atualizações para outros programas, incluindo os da Adobe, devem ser liberadas nos próximos dias.