Tecnologia

Mac OS X e iOS lideram lista de sistemas operacionais mais vulneráveis, diz estudo

Uma pesquisa da consultoria GFI colocou o Mac OS X como sistema com mais vulnerabilidades em 2014

pesquisa (Divulgação)

pesquisa (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2015 às 09h35.

Uma pesquisa da GFI, uma consultoria de tecnologia da informação, classificou o Mac OS X da Apple como o sistema operacional mais vulnerável em 2014.

De acordo com um relatório divulgado nesta segunda (23), o OS X registrou 147 vulnerabilidades de segurança durante o ano passado, sendo que 64 delas foram classificadas como "grandes vulnerabilidades".

Outro sistema operacional da Apple, o iOS ficou na segunda colocação da lista, com 127 vulnerabilidades, das quais 32 eram de alto risco. Em terceiro lugar, ficou o Linux, com o total de 119 vulnerabilidades, incluindo 24 de alto risco.

Vale ressaltar que todas as versões do OS X (Mountain Lion, Mavericks, Yosemite etc) estão reunidas em apenas uma entrada da lista. Porém, todas as versões do Windows estão discriminadas separadamente. A INFO entrou em contato com a GFI para obter esclarecimentos sobre essa diferenciação, mas ainda não obteve resposta.

No total, foram registradas 7 038 novas vulnerabilidades de segurança durante 2014 de acordo com a GFI, representando um aumento de 4 794 vulnerabilidades em relação ao ano anterior. Do número total registrado no ano passado, 24% das vulnerabilidades eram de alto risco.

"2014 foi um ano difícil para os usuários do Linux do ponto de vista da segurança, aliado ao fato de alguns dos problemas de segurança mais importantes do ano terem acontecido em aplicações que geralmente rodam em sistemas Linux", afirma o pesquisador Christian Florian, pesquisaor da GFI.

"O Heartbleed, por exemplo, é uma vulnerabilidade de segurança crítica detectada no OpenSSL, enquanto o Shellshck é uma vulnerabilidade que afeta o GNU Bash", diz Florian.

Em relação a softwares e aplicativos, o Internet Explorer da Microsoft liderou a lista, com 242 vulnerabilidades, quase o dobro do segundo colocado, o Google Chrome, com 124 vulnerabilidades.

Acompanhe tudo sobre:INFOiOSMacMicrosoftWindows

Mais de Tecnologia

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário prospero para startups de defesa