Tecnologia

Lyft e Aptiv vão exibir serviço de carros autônomos em Las Vegas

Rival da Uber abrirá uma instalação de desenvolvimento de veículos autônomos na Califórnia

Carros autônomos: veículos tecnológicos são cruciais nas estratégias de longo prazo da Uber e da Lyft (Lyft/Aptiv/Divulgação)

Carros autônomos: veículos tecnológicos são cruciais nas estratégias de longo prazo da Uber e da Lyft (Lyft/Aptiv/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 16h15.

Última atualização em 1 de março de 2019 às 16h09.

A startup de transporte particular Lyft e a empresa de software de direção autônoma Aptiv vão apresentar um serviço de transporte particular completamente automatizado na CES, a feira de eletrônicos de consumo que será realizada em Las Vegas no final deste mês.

O sistema transporte particular "de ponto a ponto" vai incorporar o aplicativo da Lyft com a plataforma de direção autônoma da Aptiv e oferecer passeios aos participantes da feira anual, informaram as empresas em comunicado. Operar em áreas complexas, como a Strip de Las Vegas, "vai acelerar a disponibilidade de plataformas de direção autônoma para usos comerciais", afirmaram as empresas.

A Lyft e sua maior rival dos EUA, a Uber Technologies, consideram que os veículos autônomos são fundamentais para suas perspectivas de negócios de longo prazo. A Lyft anunciou no ano passado planos para permitir que os desenvolvedores de direção autônoma e fabricantes de automóveis se conectem à sua rede de quase 1 milhão de trajetos por dia, para fortalecer a nova tecnologia. Ao mesmo tempo, a Aptiv - formada em dezembro, quando a Delphi Automotive se dividiu em duas empresas – pretende aproveitar a mudança de dinâmica do setor de automóveis, onde fabricantes de peças com experiência em tecnologia de direção autônoma e eletrificação tornaram-se commodities em alta.

A antiga Delphi comprou a startup de direção autônoma NuTonomy por US$ 450 milhões em outubro, acelerando seus planos para fornecer sistemas veiculares autônomos a fabricantes de automóveis. A NuTonomy conta com a Lyft entre seus parceiros e já se associou a grandes fabricantes de automóveis, como a Jaguar Land Rover e a Peugeot.

Além de estabelecer parcerias, a Lyft abrirá uma instalação de desenvolvimento de veículos autônomos em Palo Alto, Califórnia, chamada "Nível 5", uma referência à designação de veículos totalmente autônomos que não requerem supervisão humana. Para os passeios por Las Vegas em veículos autônomos disponíveis durante a CES, haverá um motorista de segurança no banco da frente, informaram as empresas.

Acompanhe tudo sobre:CarrosCarros autônomosCESLas VegasLyft

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas