Tecnologia

Lumia 900

Avaliação de Cauã Taborda / Com o N9, a Nokia inaugurou um novo padrão de qualidade para seus aparelhos topo de linha. Construído em um corpo de policarbonato de peça única, o aparelho oferece resistência e uma empunhadura agradável. O resultado deu tão certo que foi repetido no primeiro aparelho com Windows Phone, o Lumia […]

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2012 às 10h28.

logo-infolab

Avaliação de Cauã Taborda / Com o N9, a Nokia inaugurou um novo padrão de qualidade para seus aparelhos topo de linha. Construído em um corpo de policarbonato de peça única, o aparelho oferece resistência e uma empunhadura agradável. O resultado deu tão certo que foi repetido no primeiro aparelho com Windows Phone, o Lumia 800. Com o Lumia 900, praticamente uma versão ampliada do antecessor, os pontos fortes - e também alguns fracos - foram mantidos.

É preciso destacar logo de início que, assim como os outros modelos da linha Lumia, esse aparelho não será atualizado para o Windows Phone 8. A versão 7.8 do sistema, que ainda será liberada, deve deixar o aparelho em um estranho limbo. Mesmo com promessas da Microsoft e Nokia em manter o Lumia 900 interessante após o lançamento do novo sistema, os esforços das empresas devem ser direcionados à nova linha, que será demonstrada em setembro. Mesmo assim, há um tempo considerável para que o Windows Phone 8 seja uma realidade comercial, mantendo o aparelho viável, já que seu hardware tem bastante a oferecer.

O processador de um só núcleo de 1,4 GHz tem força suficiente para lidar com o sistema sem nenhum engasgo. A tela de 4,3 polegadas trabalha com a mesma resolução do modelo anterior. São 480 por 800 pixels e, mesmo com uma densidade menor de pixels, a tela do Lumia 900 é mais agradável que a de seu antecessor. Em raras ocasiões, como em alguns menus ou ícones, é possível enxergar um leve serrilhado, mas nada que possa causar um grande incômodo.

Um grande destaque desse aparelho em relação aos concorrentes é o suporte às redes HSPA+ Dual Carrier (até 42Mbps). Mesmo que a rede HSPA+ ainda não funcione direito no Brasil, o aparelho já estará preparado para navegar mais rápido. Ele também traz o pacote básico dos smartphones topo de linha: Wi-Fi, Bluetooth e GPS (com A-GPS). Um destaque para o GPS é o aplicativo Nokia Dirigir. Bem rápido e com orientação precisa ponto a ponto, a solução pode substituir um GPS dedicado com tranquilidade. Além do início rápido, o app leva menos de 5 segundos para recalcular uma rota, tempo que deixa até aparelhos de GPS dedicados para trás. É possível alternar entre os modos dia e noite, além de escolher a voz que dará as orientações. A interface foi pensada para não confundir o motorista, por isso ela é simples e traz as principais informações. O efeito tridimensional é interessante e os principais pontos de grandes cidades estão presentes. Quem preferir pode ativar o tradicional 2D. Para os acostumados com aparelhos de GPS, o Nokia Dirigir fica devendo pontos de interesse e mudança de rota para evitar tráfego ou radares.

Comum a todos os aparelhos com Windows Phone, o app do Office é bastante completo, com edição e criação de arquivos do Word, Powerpoint e Excel. Além de leitura de documentos do Office 97 – 2003 e integração com SkyDrive, Office 365 e SharePoint.

Outros aplicativos interessantes: 

Nokia música: loja de música da Nokia

Nokia Mapas: aplicativo de navegação por GPS voltado para buscas locais

Mapas: aplicativo de GPS da Microsoft que possui integração com o Bing

Jogos: Loja de jogos ARM da Microsoft. Oferece integração superficial com a Xbox Live

Contatos: agrega contatos de e-mail, telefone e redes sociais em uma única interface

App Highlights: curadoria de aplicativos da Nokia

Busca do Bing: faz consultas no Bing de acordo com as coordenadas do GPS e inclui uma busca visual que lê códigos de barra e QR codes, além de identificar palavras e oferecer traduções

Diagnóstico: executa uma série de testes no hardware do aparelho e apresenta informações mais detalhadas de componentes como a bateria 

A câmera de 8 megapixels do Lumia 900 representa um avanço em comparação com o Lumia 800. Mesmo que a quantidade de pixels seja a mesma, o resultado geral obtido pelo novo aparelho é muito superior. A gravação de vídeo, ainda em 720p, também se mostrou mais interessante nos testes do INFOlab. 

Lumia 900
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=me6zP813xGw&w=650&h=366]

Lumia 800[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Q8WAc844o5g&w=650&h=366]

Fotos Lumia 900

Ficha técnica

ConexõesHSPA+, Wi-Fi,GPS, Bluetooth
Tela4,3
ProcessadorSnapdragon 1,4 GHz
Armazenamento16 GB
Câmera8 MP
Peso160 g
Bateria12h28min

Avaliação técnica

PrósTela grande e de qualidade; boa configuração para o sistema; boa duração de bateria
ContrasSem slot para cartão; não será atualizado; não há conexão de vídeo
ConclusãoMesmo sem atualização para o novo Windows Phone 8, aparelho tem bons recursos e design interessante
Configuração8,3
Usabilidade8,4
Diversão8,3
Bateria8,4
Design8,5
Média8.4
PreçoR$ 1799
Acompanhe tudo sobre:NokiaSmartphonesWindows Phone

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro