EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h16.
A Sony Corporation apresentou lucro líquido de 23,3 bilhões de ienes (cerca de 210 milhões de dólares) entre abril e junho, primeiro trimestre do ano fiscal japonês que se encerrará em março de 2005. O resultado foi 1,1 bilhão de ienes superior ao obtido no mesmo período de 2003 e superou as expectativas da própria companhia. O aumento das vendas de televisores de tela plana e de câmeras digitais e a desvalorização da moeda japonesa contribuíram para o desempenho.
Apesar do forte incremento dos lucros, as vendas avançaram apenas 0,5% no trimestre passado, totalizando 1,604 trilhão de ienes. A empresa promoveu uma forte reestruturação de despesas, que representou um corte de 12 bilhões de ienes, contra uma economia de 6,5 bilhões no mesmo período de 2003. Somente no segmento de produtos eletrônicos, a contenção atingiu 10,7 bilhões, enquanto no ano passado, havia sido de 4,6 bilhões.
A companhia também contou com ganhos de 12,8 bilhões de ienes, oriundos de um contrato de licenciamento com a Microsoft. A operação no segmento de telefonia móvel, com a Sony Ericsson Mobile Communications, também contribuiu favoravelmente, remetendo 5,8 bilhões. Entre abril e junho de 2003, esse resultado havia sido negativo, segundo o jornal americano The Wall Street Journal.
Embora o desempenho geral seja positivo, os segmentos que compõem o núcleo dos negócios da Sony apresentaram, em conjunto, lucro operacional de 6,9 bilhões de ienes, uma queda de 50%. Nos últimos anos, a companhia está sofrendo a concorrência de produtos mais baratos, fabricados por americanos e outros países asiáticos. Para responder à concorrência, a Sony vai implementar um programa de redução de custos, até março de 2005, no valor de 130 bilhões de ienes. No exercício anterior, 168 bilhões foram cortados.
Mesmo com as vendas de televisores de tela plana e câmeras digitais seguindo firmes, o total de receita gerado pelo segmento de produtos eletrônicos baixou 0,2% no trimestre, para 1,098 trilhão de ienes. O segmento de videogames, o mais rentável da empresa, apresentou uma perda de 2,9 bilhões de ienes, comparada ao ganho de 1,8 bilhão no mesmo trimestre de 2003.
Apesar do lucro total do trimestre ficar acima do esperado pela empresa, a Sony manteve sua expectativa de lucrar 100 bilhões de ienes até março de 2005, 13% acima do último exercício fiscal. As vendas devem crescer 1%, para 7,55 trilhões de ienes, no mesmo período.