Tecnologia

Londres tem blecaute analógico para adotar TV digital

Em decorrência do blecaute, nesta quarta-feira, o canal inglês ''BBC Two'' será cortado para os londrinos

O plano britânico para substituir o antigo sistema analógico de transmissão televisiva foi iniciado em 2008 (Getty Images)

O plano britânico para substituir o antigo sistema analógico de transmissão televisiva foi iniciado em 2008 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2012 às 20h13.

Londres - Londres inicia nesta quarta-feira a primeira fase do blecaute da televisão analógica, uma mudança de tecnologia que será concluída na capital britânica no próximo dia 18 e se estenderá até outubro nas outras regiões do Reino Unido.

Em decorrência do blecaute, nesta quarta-feira, o canal inglês ''BBC Two'' será cortado para os londrinos que ainda não tenham adaptado seus televisores à tecnologia digital.

Dentro de 14 dias, a emissão analógica das outras cadeias na capital será bloqueada, enquanto o sinal digital ficará disponível em ''todas as zonas de Londres'', informou o organismo que regula a mudança no sistema de televisão do país, Digital UK.

O plano britânico para substituir o antigo sistema analógico de transmissão televisiva foi iniciado em 2008. Após um processo paulatino, a previsão é que seja concluído no próximo dia 24 de outubro na Irlanda do Norte.

Em 2005, a Comissão Europeia estabeleceu um prazo que termina em 31 de dezembro deste ano para que os canais de televisão transmitam exclusivamente em formato digital.

Luxemburgo e Holanda foram os primeiros a se adaptarem ao novo padrão europeu, já em 2006. Espanha, Alemanha, Dinamarca e Finlândia também já realizaram a mudança. No entanto, outros países, como a França, a Itália e o próprio Reino Unido só concluirão a passagem à televisão digital pouco antes do fim de 2012.

Com a tecnologia digital, os espectadores britânicos pagarão somente a parcela anual para custear a televisão pública para sintonizar entre 14 e 40 canais, de acordo com a região do país na qual residam. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaLondresMetrópoles globaisReino UnidoTelevisãoTVTV a cabo

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não