Tecnologia

Livraria Saraiva lança plataforma de livros digitais para iPad

Aplicativo gratuito permite compra e leitura de e-books da loja virtual da empresa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 12h02.

São Paulo - Em mais uma aposta no mercado de livros digitais, que ainda cresce timidamente no Brasil, a Livraria Saraiva lançou um aplicativo para compra e leitura de e-books no iPhone e no iPad, da Apple. O software permite acesso direto à loja virtual da empresa, que conta hoje com um acervo de 160 mil títulos importados e 1,5 mil nacionais, parte deles gratuita.

O "Saraiva Digital Reader" foi colocado na App Store da Apple na última sexta-feira (27) e teve mais de cinco mil downloads até esta segunda-feira (30). Além de abrir os formatos ePUB e PDF, os mais tradicionais para e-books, o aplicativo permite fazer anotações, marcar páginas e grifar textos. Para adquirir livros a partir do software, o cliente precisa ter um cadastro na loja virtual da Saraiva.  Também é necessário registro da Adobe. A exigência dos cadastros está sendo bem criticada nos comentários do público da Apple Store.

A livraria é a primeira do Brasil a disponibilizar uma plataforma para leitura de livros digitais para iPhone e iPad - o tablet ainda sequer foi lançado oficialmente no mercado brasileiro. Em junho passado, a empresa começou a oferecer e-books e, desde então, vendeu cerca de 20 mil obras no formato eletrônico, segundo Marcílio Pousada, diretor presidente da Saraiva. Em agosto, a livraria também passou a comercializar os e-readers iRiver Story e Positivo Alfa. De acordo com Pousada, o primeiro estoque do Alfa já esgotaram.

O executivo não acredita que os livros digitais poderão ameaçar a existência dos livros em papel, mas vê no novo mercado uma grande chance de investimento. "O cliente sempre quer novidades e temos certeza que parte das nossas vendas será via digital", define.

Ele acrescenta ainda que a Saraiva venderá o iPad assim que ele for lançado no Brasil. Até o fim deste ano, a expectativa da empresa é que o acervo de livros nacionais em formato digital cresça dos atuais 1,5 mil para 5 mil títulos.

Leia outras notícias sobre iPad ou sobre e-books

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasiPadiPhoneLivrosSaraivaTabletsVarejo

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não