Lise, casa ecológica projetada pela Universidade de Tecnologia de Viena (Divulgação)
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 14h39.
São Paulo – Vida Sustentável Inspirada pela Inovação. Essa é a tradução da sigla em inglês Lisi, que dá nome a esta casa ao lado. Projetada pela Universidade de Tecnologia de Viena, a morada fez jus à alcunha ao vencer a edição 2013 da competição de construção ecológica Solar Deacthlon, promovida pelo Departamento de Energia dos EUA.
Ao longo das duas últimas semanas, 19 equipes de estudantes de todo o mundo ergueram suas casas sustentáveis alimentadas por energia solar e as colocaram à prova em 10 categorias, que vai da acessibilidade e conforto até a arquitetura e engenharia. Para provar a eficiência da operação, as equipes tiveram que executar tarfeas comuns do dia a dia, como usar máquina de lavar louça, cozinhar e assistir à televisão. A ideia era ver qual das casas se mostraria mais eficiente no consumo de energia.
No sábado, a equipe da Áustria foi premiada com o primeiro lugar geral por ter feito a a casa mais econômica, eficiente em termos de energia e atraente. Alimentada por um sistema de energia solar no teto, a Lisi gera mais energia do que consome ao longo de um ano. Esse extra, segundo seus criadores, poderias ser usado para abastecer veículos elétricos, por exemplo, ou se vendido para a rede.
Além dos espaços amplos e grandes janelas, a casa conta com um sistema de telas e toldos automatizados que se estendem e contraem de acordo com a incidência do sol e de sombras, procurando sempre manter os espaços frescos e agradáveis. Do lado de fora, um pátio de horta funciona como uma reservatório de água de chuva.
Veja também: Professor decide viver em lixeira de três metros quadrados