Tecnologia

Líquido promete deixar smartphone quase indestrutível. Veja vídeo

O líquido forma uma película que é tão dura quanto as pedras safira e rubi, de acordo com a startup que criou o produto

ProtectPax: a película dura um ano antes de desaparecer do smartphone (ProtectPax/Divulgação)

ProtectPax: a película dura um ano antes de desaparecer do smartphone (ProtectPax/Divulgação)

Marina Demartini

Marina Demartini

Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 16h02.

São Paulo – Uma startup alemã criou uma alternativa “invisível” e mais forte do que as horrendas películas de proteção para smartphones. A solução, chamada de ProtectPax, é um tipo de “vidro líquido” capaz de deixar a tela de qualquer aparelho tão dura quanto as pedras safira ou rubi, segundo a empresa.

Isso é possível graças a nanopartículas de dióxido de titânio que compõem esse líquido. “Elas formam uma rede cristalina no vidro, alterando sua densidade e estrutura molecular”, afirmam os representantes da empresa, que leva o mesmo nome do produto, em um comunicado. Segundo eles, as nanopartículas tornam a tela do dispositivo até 600% mais dura do que quando ela está sem nenhuma película.

O comunicado também revela que a película invisível pode suportar cortes com facas afiadas e quedas em superfícies duras. Em vários vídeos feitos pela startup, as telas de smartphones com o novo produto não quebraram mesmo quando receberam marteladas. Além disso, a película também torna a tela do dispositivo à prova d’água, de acordo com a empresa.

Para usar a película, basta derramar o líquido e espalhar o conteúdo em toda a tela do celular. Depois, é preciso esperar apenas dez minutos e polir a tela com um pano de microfibra até que o vidro brilhe. De acordo com o comunicado, a proteção dura cerca de um ano até desaparecer.

O ProtectPax ainda não está disponível no mercado. No momento, os fundadores da startup estão arrecadando dinheiro para lançar o produto a partir do Indiegogo, um site de financiamento coletivo. Os pacotes para quem quiser ajudar a startup estão à venda a partir de 17 dólares mais sete dólares de entrega para o Brasil.

Apesar de a ideia ser bacana, algumas perguntas sobre a película não foram respondidas. O líquido entra em algumas fendas do smartphone, como o microfone, e danifica o aparelho? Principalmente, como você sabe se toda a tela do dispositivo foi coberta pelo produto?

Veja alguns testes feitos com a película invisível no vídeo (em inglês):

https://www.youtube.com/watch?v=eowkYKdtSsE

Acompanhe tudo sobre:AcessóriosGadgetsSmartphones

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma