LinkedIn (Edward Smith/Getty Images/Getty Images)
Laura Pancini
Publicado em 10 de janeiro de 2022 às 16h48.
Última atualização em 11 de janeiro de 2022 às 13h14.
Após mais de um ano da ascensão (e considerável queda) do Clubhouse, a rede social LinkedIn anunciou que irá lançar sua própria versão do recurso de áudio ao vivo. A versão beta deve ser lançada até o final de janeiro.
O recurso de áudio ao vivo é semelhante ao Clubhouse, rede social com foco em áudio, em que qualquer usuário pode abrir uma sala de bate-papo e conversar com pessoas de todo o mundo.
O app estourou no início de 2021. Seu sucesso foi tanto que gigantes do mercado não hesitaram em copiar o formato dentro de suas redes sociais: o de maior sucesso é o Spaces do Twitter, onde grupos de usuários podem se reunir em salas para conversar somente por áudio, mas Spotify, Facebook e a plataforma de mensagens Discord também já criaram suas versões.
Agora, o LinkedIn planeja lançar a versão beta da sua plataforma de eventos totalmente virtuais ainda este mês. De acordo com uma publicação de Jake Poses, gerente de produtos no LinkedIn, o objetivo é "facilitar a realização de palestras, entrevistas, mesas redondas virtuais e outras reuniões".
Os usuários podem participar de conversas ao vivo e se juntar aos palestrantes no 'palco' virtual. A expectativa é que a opção para habilitar vídeo esteja disponíveis no final do outono.
De acordo com o site de notícias TechCrunch, o LinkedIn não planeja oferecer a opção de eventos com ingressos pagos, como é o caso do Twitter.
A expectativa da empresa é que, eventualmente, o espaço seja utilizado por outras companhias para realizar grandes eventos virtuais, e que criadores de conteúdo abram salas de bate-papo em seus próprios perfis.