Tecnologia

Líder do Radiohead lança disco em parceira com o BitTorrent

Thom Yorke, líder da banda Radiohead, lançou um disco em parceria com o BitTorrent para ver como o público lida com uma nova forma de comércio


	Thom Yorke: líder do Radiohead lança álbum para experimentar forma de comércio eletrônico
 (Dave Hogan/Getty Images/Getty Images)

Thom Yorke: líder do Radiohead lança álbum para experimentar forma de comércio eletrônico (Dave Hogan/Getty Images/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 17h25.

São Paulo – O vocalista e líder da banda inglesa Radiohead, Thom Yorke, lançou um novo disco hoje. Ele está sendo vendido em parceria com o BitTorrent em formato digital — empresa que tem como destaque o programa de compartilhamento de arquivos usando o protocolo BitTorrent.

O álbum, Tomorrow's Modern Boxes, está disponível para download em um pacote, que pode ser comprado aqui. O preço é de seis dólares (ou 14 reais) e o pagamento deve ser feito usando o serviço PayPal.

O pacote inclui o álbum, com oito músicas, e o clipe de uma das faixas. Todo o conteúdo é baixado usando o software BitTorrent.

Em um comunicado, Yorke afirma que o lançamento é um teste para ver como o público lida com a tecnologia. “Se funcionar, poderia ser uma maneira eficiente de devolver o controle do comércio na internet para as pessoas que estão criando conteúdo”, afirma Yorke.

Parcerias com o BitTorrent costumam ser interessantes para artistas. Da renda gerada com as vendas, 90% vai para as mãos dos artistas e 10% para o BitTorrent.

Thom Yorke é um crítico entusiasmado de serviços de streaming de música como o Spotify ou Rdio.

“Eu sinto que, como músicos, nós precisamos combater coisas como o Spotify. Sinto que isso que está acontecendo é um último respiro de uma indústria antiga. Uma vez que ela finalmente morra, e ela irá, algo diferente irá acontecer”, disse Yorke em uma entevista ao site mexicano Sopitas, no ano passado.

Em 2007, a banda de Yorke, Radiohead, fez uma experiência ao lançar um álbum na internet. Na época, os internautas poderiam pagar o quanto quisessem pelo download de “In Rainbows”.

Acompanhe tudo sobre:ArteDownloadsEmpresasEmpresas de internetEntretenimentoIndústria da músicaInternetMúsicaPayPalSpotify

Mais de Tecnologia

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump

Microsoft faz 50 anos nesta sexta-feira; conheça o legado da empresa em 50 criações