Tecnologia

Liberada primeira versão de testes do Firefox 4

Aplicativo traz uma série de novidades de design e funcionalidade

firefox-460-jpg.jpg

firefox-460-jpg.jpg

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 13h07.

São Paulo - A Mozilla liberou o download da primeira versão de testes (pré-beta) do navegador Firefox 4. O browser está há quase dois anos em desenvolvimento.

O software, que ainda não foi lançado oficialmente, tem muitas novidades. A começar pelo design, totalmente diferente do Firefox 3.6. Na nova versão, os engenheiros sumiram com os comandos menus - agora acessíveis pela tecla Alt - e adicionaram um botão laranja (denominado App Button) na parte superior do navegador. Nele, o usuário terá acesso mais rápido a alguns comandos do software, como a parte de configurações, o histórico de navegação, entre outros.

O design do software mostra ícones novos e cantos arredondados, que contribuíram para deixar o visual do navegador bem mais limpo que o do antecessor. Além disso, a nova interface explora os recursos do Windows Aero. O que isto significa? O novo Firefox tem algumas partes semitransparentes que deixam as outras janelas do Windows à mostra.

A maior novidade da nova interface está nas abas. Na versão 4, elas estão localizadas na parte superior do navegador, logo acima da caixa de endereços do browser. O recurso deve ser a parte mais polêmica da nova versão. Contudo, a nova posição contribui para o software ficar com um estilo bastante minimalista.

Mais rápido

O Firefox 4 Beta também apresenta um novo motor. Preparado para os novos padrões web (leia-se HTML 5), ele resolve uma das principais reclamações dos usuários Firefox 3.6: a lentidão para inicializar. Em testes preliminares (e básicos), o navegador foi bem mais rápido que o antecessor para carregar. Como a Mozilla soltará, certamente, novas versões de teste, a agilidade do software para inicializar deve melhorar ainda mais - ou, nunca se sabe, piorar. O futuro dirá.


O novo motor do software aparentemente é mais ágil para carregar as páginas web - principalmente as pesadas com animações, vídeos ou com serviços online. Segundo a Mozilla, o novo coração do Firefox 4 também gerenciará melhor a memória consumida do sistema operacional e será mais estável que as versões anteriores - tanto na navegação quanto na execução dos add-ons.

Complementos

O browser Firefox 4 mostra ao mundo uma janela de complementos totalmente nova. Ela - que separa as funções em abas laterais - lembra uma página de internet. Bastante intuitiva, ela é bem mais fácil de acessar e usar. O bacana é que ela integrará uma galeria de plug-ins, ou seja, o usuário não precisará mais visitar um website para encontrar um complemento para o navegador.

Os complementos oferecidos na página de add-nos da Mozilla, na maior parte, não são compatíveis com o Firefox 4. A situação, no entanto, deve mudar nas próximas semanas, já que muitos desenvolvedores devem atualizar os complementos para funcionar na nova versão.

O Firefox 4 Beta só é oferecido, por enquanto, no idioma inglês. Em breve, a Mozilla deve soltar versões em outras línguas, incluindo o português. O software, por ainda estar em estágio de testes, pode apresentar alguns problemas de funcionamento.

O navegador Firefox 4 Beta pode ser baixado no site da Info


Acompanhe tudo sobre:BrowsersFirefoxInternetSoftware

Mais de Tecnologia

Sonos nomeia brasileiro Hugo Barra para o conselho de diretores

BeReal estreia anúncios nos EUA após ser comprado pela Voodoo

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China