Tecnologia

LG SlidePad

Avaliação de Airton Lopes / Pronto para assumir o papel de tablet ou de laptop, o SlidePad é o ultrabook híbrido vendido no Brasil que menos pesa no bolso e na mochila. Enquanto modelos similares custam, no mínimo, 3.999 reais, a máquina da LG é vendida por 2.499 reais. A diferença de peso não chega […]

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 20h21.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / Pronto para assumir o papel de tablet ou de laptop, o SlidePad é o ultrabook híbrido vendido no Brasil que menos pesa no bolso e na mochila. Enquanto modelos similares custam, no mínimo, 3.999 reais, a máquina da LG é vendida por 2.499 reais. A diferença de peso não chega a ser tão gritante, mas é considerável. Com apenas 1 quilo, o SlidePad é 20% mais leve do que seu concorrente mais magro, o Vaio Duo 11, da Sony. 

Outra virtude é a boa duração da bateria. Nos testes do INFOlab, a autonomia em uso intenso foi de 4 horas e 5 minutos. A força do SlidePad para trabalhar não chega a ser motivo de orgulho. O seu poder de processamento é suficiente apenas para realizar tarefas básicas sem sofrer. Nada de games ou programas pesados. Quando está fechado, o aparelho é praticamente um tablet comum. A transformação em ultrabook é feita pressionando o botão na lateral que libera a tela de 11,6 polegadas sensível ao toque para que ela deslize, se posicione em um ângulo de 45 graus e revele o teclado.

Avaliação de Cauã Taborda / No papel, o LG SlidePad é idêntico ao HP Envy X2. No entanto, o desempenho das máquinas em nossos testes não foi o mesmo. A máquina da LG ficou abaixo do concorrente da HP nos benchmarks, mas superou o concorrente na duração de bateria, na leveza e no conforto como tablet. Para a HP, fica a soberania como notebook simples, graças à excelente doc com teclado e bateria extra.

No PCMark 7, que mede o desempenho da máquina em tarefas gerais, o SlidePad marcou 1.271 pontos contra 1.438 do Envy X2. O mesmo se repetiu no 3DMark06, no qual o híbrido da LG marcou 455 pontos, enquanto o modelo da HP atingiu 481 pontos.

Com 64 GB de armazenamento interno em um SSD, há pouco espaço disponível para os arquivos do usuário. A única solução é abusar de uma entrada para cartões microSD e da única USB em tamanho padrão disponível. 

O Atom Z2760 de 1,8 GHz que equipa essa máquina só consegue trabalhar com 2 GB de memória RAM. Em nossos testes, notamos que 50% da memória está ocupada pelo Windows 8 o tempo todo. Na prática, isso resulta em lentidão ocasional no uso geral e complicações em tarefas mais pesadas, como transferências de grandes volumes de informação, programas de edição de imagem, etc. Por essa característica, o desempenho do SlidePad é comparável ao de um notebook básico, ideal para as tarefas simples do dia a dia.

Uma vantagem desses componentes é o baixo consumo de energia. O SlidePad está entre os híbridos com maior tempo de duração em nossos testes. Além do já citado bom desempenho com o Battery Eater, o híbrido reproduziu um vídeo 720p por 6 horas e 11 minutos, com ajustes para o máximo desempenho, brilho no máximo e Wi-Fi ativado.

Com construção em plástico, o gadget também está entre os mais leves que já passaram pelo INFOlab. No modo tablet, a espessura e conforto são muito mais perceptíveis do que em seus concorrentes, com exceção do Envy X2, que é removido completamente do teclado. As teclas são pequenas e não há trackpad ou mesmo ponteiro para o mouse. Todos os movimentos devem ser feitos pela tela de 11,6 polegadas. Ou então por um mouse externo USB ou Bluetooth.

Ficha técnica

Tela11,6” touchscreen
ProcessadorIntel Atom Z2760 1,8 GHz
ArmazenamentoSSD de 64 GB
GPUOnboard
Peso1 kg
SOWindows 8
Duração de bateria4h05min e 6h11min (modo tablet)

Avaliação técnica

PrósMenor peso entre os ultrabooks híbridos; duração de bateria;
ContrasDesempenho de máquina básica; pouco espaço para arquivos; apenas uma porta USB no tamanho normal; não tem USB 3.0;
ConclusãoHíbrido com desempenho básico para tarefas simples em casa ou fora do escritório.
Configuração6,5
Vídeo e áudio 7
Design8,3
Bateria8,2
Média7.4
PreçoR$ 2.499
Acompanhe tudo sobre:LGNotebooksTablets

Mais de Tecnologia

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição

Influencers mirins: crianças vendem cursos em ambiente de pouca vigilância nas redes sociais