Skate voador da Lexus: O "hoverboard" cria um campo magnético que permite elevar-se graças a supercondutores resfriados com hidrogênio, que produzem uma pequena nuvem branca ao redor do aparelho (AFP)
Da Redação
Publicado em 5 de agosto de 2015 às 10h33.
A montadora de carros de luxo Lexus apresentou nesta terça-feira à noite uma série de vídeos que mostram o skatista profissional Ross McGouran com um 'hoverboard', inspirado no skate voador da trilogia "De Volta Para o Futuro", em um parque especialmente construído perto de Barcelona.
O "hoverboard" cria um campo magnético que permite elevar-se graças a supercondutores resfriados com hidrogênio, que produzem uma pequena nuvem branca ao redor do aparelho. O skate-park tem um sistema de ímãs e o conjunto cria o campo magnético necessário para o deslocamento sem tocar o chão, afirma um comunicado da empresa japonesa Toyota, matriz da Lexus.
Na realidade, funciona com uma tecnologia similar a dos trens de levitação magnética (chamados maglev), que utilizam ímãs para evitar a fricção e ganhar velocidade.
O 'hoverboard' era utilizado pelo herói da trilogia "De Volta Para o Futuro" Marty McFly (interpretado por Michael J. Fox), para sair de uma situação complicada no segundo filme da série, que chegou aos cinemas em 1989 e se passa no ano de 2015.
Entre os fãs dos filmes dirigidos pelo cineasta Robert Zemeckis, o 'skate voador' virou uma peça cultuada, assim como os tênis Power Laces (cadarços auto-amarráveis).
Todos esperam que o 'hoverboard' exista realmente em 21 de outubro de 2015, dia em que Marty McFly chega ao futuro a partir de 1985.
Nos vídeos divulgados pela Lexus no Youtube, Ross McGouran aparece sobre o 'hoverboard', cujo design não é tão parecido com o do filme.
Esta não é a primeira vez que um vídeo do tipo é divulgado na internet, mas até agora nenhuma grande empresa havia apresentado um protótipo que funciona.
Em março de 2014, a empresa HUVr tech anunciou um protótipo de 'hoverboard' que copiava o design do modelo do filme.
Em novembro, a empresa Hendo anunciou que produziu um skate voador, mas a prancha, propulsionada com quatro motores circulares magnéticos, apenas se eleva em superfície condutoras, como as rampas deslizantes de metal, com a ajuda de campos magnéticos.
Em 2012, a empresa de brinquedos Mattel lançou uma cópia do 'hoverboard' de 'De Volta Para o Futuro', mas que não voava.