Tecnologia

Leitor de notícias online gasta mais na web

SÃO PAULO - As pessoas que freqüentam as versões online dos jornais tendem a gastar mais tempo e mais dinheiro na internet, afirma a Associação de Jornais da América (NAA, sigla para Newspaper Association of America). A NAA encomendou a pesquisa à Mori Research, que entrevistou dois mil internautas por telefone, entre 29 de janeiro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h43.

SÃO PAULO - As pessoas que freqüentam as versões online dos jornais tendem a gastar mais tempo e mais dinheiro na internet, afirma a Associação de Jornais da América (NAA, sigla para Newspaper Association of America).

A NAA encomendou a pesquisa à Mori Research, que entrevistou dois mil internautas por telefone, entre 29 de janeiro e 23 de fevereiro, e outros 12 429, entre os dias 5 e 23 de fevereiro, por meio de um pop-up publicado nos sites de oito jornais americanos.

Os resultados apontaram que os sites de publicações que existem no mundo real também são os preferidos por 62% dos internautas que procuram notícias online, em detrimento dos grandes portais genéricos - a NAA cita o Yahoo! como exemplo. E também que, a quanto mais tempo a pessoa é uma internauta, mais vezes ela irá voltar aos sites de jornais atrás de informação - 64% dos leitores de jornais online estão conectados há mais de quatro anos, contra 42% dos internautas em geral. "A internet, ao invés de tomar o lugar dos jornais em papel, deu a eles uma oportunidade única de explorar melhor as notícias e a informação, bem como direcionar as pessoas interessadas para um novo meio", declarou John F. Sturm, presidente e CEO da NAA.

Segundo o estudo, também estão entre os consumidores de jornais online aqueles com maior probabilidade de possuir conexão de banda larga em casa (37% contra 25%) e no trabalho (49% contra 17%). E estes consumidores (ou 28% deles) procuram a versão na internet dos jornais locais para anunciar logo em seguida da versão em papel dos mesmos, deixando em terceiro plano a tevê, o rádio e as páginas amarelas.

Na hora das compras pela internet, a pesquisa também revela que oito entre 10 leitores compraram produtos online nos últimos seis meses. O mesmo aconteceu para apenas quatro em cada 10 internautas que não freqüentam as páginas de notícias. A compra média entre os leitores de jornais na web no período foi de 500 dólares.

Ao traçar o perfil deste tipo específico de internauta, a pesquisa chegou a 51% dos leitores de jornais online formados na faculdade, contra 42% dos internautas com interesses gerais. O motivo que os leva a entrar na web todos os dias é conferir as últimas notícias nacionais e do mundo (61% contra 21%); as notícias locais (54% contra 13%); e as últimas novidades em esportes (24% contra 9%).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos